Já dizia o ditado: panela velha é que faz comida boa.  E o Coritiba tem Alex, 35 anos (completa 36 no próximo dia 14) e Deivid, 33. Juntos, conquistaram a Tríplice Coroa, em 2003, pelo Cruzeiro, e o Paranaense deste ano. Juntos, tentam levar o Coxa à próxima Libertadores da América. E mais do que nunca, a presença da dupla em campo é essencial para que o time do Alto da Glória consiga conquistar seu objetivo.

Após chegar a liderar o Campeonato Brasileiro, mantendo-se invicto na competição por dez rodadas, o Coritiba viveu um jejum de seis jogos, com vários tropeços em casa, e viu a distância para o G4 chegar a seis pontos. A queda de rendimento da equipe está diretamente ligada com as lesões de Alex e Deivid.

Com os dois experientes jogadores em campo, o Coritiba disputou nove partidas, conquistando quatro vitórias, quatro empates e perdendo apenas em uma ocasião, com aproveitamento de 59,25% dos pontos disputados. Sem nenhum dos dois jogadores, foram três jogos (Cruzeiro, Corinthians e Criciúma) e três derrotas.

Em 14 partidas no campeonato, Alex marcou nove gols.  Deivid atuou 11 vezes e marcou em quatro ocasiões. Ou seja: a dupla é responsável por 56,5% dos gols do Coxa neste Brasileiro.

Nas partidas em que atuou sem Deivid, mas com Alex, o Coritiba conquistou 53,3% dos pontos disputados. Quando jogou com o camisa 9, mas sem o camisa 10, o aproveitamento foi de 66,6% dos pontos disputados.  Prova de que, mais do que nunca, o Coxa precisa de suas panelas velhas para alcançar o sonho.

Para a partida desta quinta-feira, contra o Atlético Mineiro, no Independência, Deivid é desfalque certo. O jogador só deve voltar a atuar no próximo domingo, quando o Coritiba recebe o Bahia. Já Alex foi poupado do treino desta terça-feira para fazer um trabalho físico na academia, mas está confirmado para a partida em Minas Gerais.