Daniel Castellano/SMCS

Os frascos vazios das doses da vacina da Covid-19 aplicadas em Curitiba também devem ser devolvidos. É a primeira vez que a SMS adota essa estratégia ao longo de décadas de campanhas de vacinação.

“Solicitamos para que nossas equipes tragam de volta todos os frascos vazios de vacina da covid-19. Se saíram 50 vacinas, devem voltar 50 frascos. Além de ser um cuidado para evitar a falsificação, o recolhimento é mais uma garantia de que não há desvios das doses”, explica a coordenadora da Central de Vacinas de Curitiba, Leia Regina da Silva.

As embalagens vazias são guardadas na Central de Vacinas até que o descarte seja feito pela empresa que recolhe resíduos hospitalares. “Por ser um medicamento, esses frascos precisam ter o descarte correto. Eles não podem ter um uso inapropriado”, reforça Léia.

Inventário
Ao final de cada dia a equipe da Central faz o inventário do estoque, realizando a contagem das doses físicas e confere com o sistema eletrônico de logística.

“O sistema é integrado com o nosso prontuário eletrônico. Cada vacina aplicada é lançada no prontuário do paciente, nesse momento ela automaticamente é baixada no estoque, é mais uma ferramenta para evitar qualquer aplicação em pessoas que não fazem parte do grupo prioritário”, reforça a coordenadora.