Franklin de Freitas – Black Friday estu00e1 nas vitrines do comu00e9rcio

A rede Condor antecipou as ofertas da Black Friday e realiza, desde ontem até o dia 22 de novembro, o “Acelera Black Friday”, que terá ofertas especiais de eletros e bazar. Outras empresas também já fazem promoções nesta semana, como farmácias e lojas. E tem quem use o mês inteiro com ofertas para atrair o cliente.
É isso mesmo, se a Black Friday incrementa as vendas online no próximo dia 23, para o varejo convencional a data já começou, e pode melhorar as vendas num ano complicado para o setor, que começou a greve dos caminhonerios em maio, teve Copa do Mundo de Futebol no meio do ano e as eleições até o mês passado.
“Costumamos dizer que o Dia da Criança é o ensaio para o Natal, mas neste ano ele aconteceu bem no meio da eleição, e as vendas foram ruins”, diz Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). “A economia pode começar a destravar a partir de novembro, e a Black Friday pode ser uma boa data”, afirma.
Com o consumidor mais propenso a gastar, a Black Friday começa mais cedo em alguns estabelecimentos. Varejistas como o hipermercado Extra e as Lojas Americanas vão abrir as portas na quinta-feira à noite já com promoções. No Extra, desde ontem determinados produtos já vinham com o selo de desconto Black Friday.
Também há aqueles que vão esticar um pouco a Black Friday. Os shoppings, por exemplo, devem levar as promoções pelo final de semana adentro. No Pollo Shop, no Alto da XV, cartazes já anunciam a Black Friday de sexta-feira a domingo.