Franklin de Freitas – Parada do Batel fez uma apresentau00e7u00e3o no Pequeno Pru00edncipe no dia 6

A Avenida do Batel recebe a primeira apresentação da Parada de Natal do Batel, hoje, e os motoristas que costumam utilizar esse caminho podem encontrar bloqueios de trânsito durante a noite. Das 19 às 22 horas, o tráfego de veículos será interrompido na Avenida do Batel, no trecho entre as ruas Carneiro Lobo e Bento Viana. Outro bloqueio será na Rua Francisco Rocha, entre a Vicente Machado e a Gutemberg.
Além disso, as ruas Padre Idelfonso, Francisco Rocha e Bruno Filgueira serão interditadas a partir da Avenida Visconde de Guarapuava. Os desvios serão orientados por agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) e monitores de trânsito.
De acordo com a organização do evento, a Parada de Natal do Batel terá personagens lúdicos, músicas exclusivas natalinas, carros alegóricos e alas, tendo como principal objetivo levar a população e turistas às ruas nos dias de desfile. Marcado para as 21h, o espetáculo vai percorrer 750 metros da Avenida do Batel.
O espetáculo será reapresentado nas próximas três terças-feiras (dias 4, 11 e 18 de dezembro), quando a mesma operação de trânsito será aplicada. 
Outras
Além da Parada de Natal, hoje acontecem outras estreias no Natal de Curitiba. A partir das 18 horas, Papai Noel vai percorrer a Rua XV de Novembro. Sensação no Natal de 2017, o lúdico desfile tem início em frente à Associação Comercial do Paraná, e termina na Feira Especial de Natal na Praça Osório.
O Reservatório do Alto São Francisco recebe, a partir das 19h45, o Auto de Natal Espírito de Amor e Confraternização. A abertura será feita pelo Coral da Sanepar e, na sequência (20h30), começa o auto.

Crea-PR vai fiscalizar decoração de Natal
Alguns pontos de Curitiba que ainda estão em fase de montagem de suas decorações de Natal receberão, a partir desta semana, fiscais do Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). O objetivo da fiscalização in loco é checar se as estruturas temporárias estão em conformidade com os regulamentos legais e se estão sendo devidamente acompanhadas por profissionais habilitados, ou seja, engenheiros (civil, elétrico ou mecânico).
De acordo com o gerente regional de Curitiba do Crea-PR, Engenheiro Civil Mauricio Bassani, serão 14 estruturas vistoriadas até o dia 24 de dezembro, ocasião em que ocorre a Missa do Galo, na capela do Alto da Glória.
“Os agentes do Conselho verificam a existência de profissional qualificado responsável pelas instalações, assim como a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART – dos serviços executados. Eles ainda conferem se as empresas contratadas possuem registro no órgão e habilitação para realizar as atividades para as quais foram contratadas. Em caso de irregularidade, o Crea-PR”, explica.
Entre as estruturas que passarão pela fiscalização do Conselho estão alguns shoppings centers, apresentações de musicais de igrejas e autos de Natal promovidos pela Prefeitura de Curitiba.
Em relação à decoração de casas e pequenos comércios, o Engenheiro Eletricista Fernando Felice, inspetor do Crea-PR, orienta, em primeiro lugar, a comprar produtos de iluminação com selo de certificação do Inmetro.