De acordo com dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, de 2011 a 2017, o Brasil recebeu 126.102 solicitações de reconhecimento da condição de refugiado. Venezuela, Haiti, Senegal e Síria são os países de origem que lideram o número de requerimentos.
Nesse contexto, o Paraná figura como um dos principais estados de destino daqueles que chegam ao país. Segundo levantamento do Comitê Nacional para Refugiados, 8% dos 5.134 refugiados que se encontram em situação regular no Brasil (com registro ativo) residem em cidades paranaenses. São Paulo e Rio de Janeiro concentram as maiores populações – 52% e 17%, respectivamente. 
Outro dado que retrata o cenário estadual é o de que, considerando também os migrantes, além dos refugiados, foram cadastrados no estado, entre outubro de 2016 e outubro de 2017, um total de 613 pessoas, de 34 nacionalidades. 
Para discutir os direitos desse segmento da população, o Ministério Público do Paraná (MP-PR), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, marcou uma grande reunião pública sobre o assunto na próxima quinta-feira,  dia 21 de junho, data em que se comemora internacionalmente o Dia do Refugiado. O encontro será aberto à participação da comunidade de refugiados e não-refuguiados e pretende reunir representantes de movimentos sociais e do poder público.