Geraldo Bubniak – Leonardo Oliveira

Após um início de ano tumultuado, com péssima campanha no Campeonato Paranaense, uma Série B tranquila, sem correr riscos e a maior parte do tempo brigando por um lugar no G4. E tudo isso mesmo tendo o terceiro menor orçamento dentre os 20 clubes que disputavam a competição. 2019 pode ser considerado um bom ano dentro de campo para o Paraná Clube, e isso se deve, em grande parte, ao bom trabalho desenvolvido pelo clube na hora de contratar.

Segundo levantamento feito pelo Bem Paraná, desde o início do ano o clube realizou um total de 35 contratações de jogadores visando fortalecer o elenco profissional. Dessas negociações, 12 deram bom retorno técnico ao time, assumindo a titularidade na maior parte dos jogos da Segundona ou mesmo (caso do goleiro Alisson, com cinco jogos) dando conta do recado nas poucas vezes em que tiveram oportunidade.

As contratações consideradas acertadas foram: o goleiro Alisson, os zagueiros Rodolfo, Eduardo Bauermann e Leandro Almeida; os lateral Éder Sciola e Guilherme Santos; o volante Itaqui, os meias Fernando Neto, Matheus Anjos e Vitinho; o ponta Bruno Rodrigues; e o centroavante Jenison.

Quatro jogadores foram embora sem ao menos estrear

Embora tenho feito 29 partidas na Série B, o meia João Pedro ficou fora da lista de contratações acertadas pelo desempenho abaixo do esperado. Peça importante no time que garantiu o acesso em 2017, ano em que somou 22 jogos (21 como titular), quatro gols e cinco assistências pelo Tricolor,, ele retornou à Vila Capanema para a disputa da competição nacional e apresentou números bem abaixo: foram 23 jogos como titular, quatro gols e uma assistência.

Na lista de contratações que não vingaram, alguns nomes chamam a atenção pelo pouco tempo que tiveram em campo. O goleiro Filipe, por exemplo, chegou no começo do ano como uma aposta vinda do Santos e contrato válido por duas temporadas. Três meses depois, deixou o clube sem ter estreado.

Situação parecida é a do volante Guilherme Nunes. Com contrato até o fim do estadual de 2020, o jogador foi devolvido ao Santos antes mesmo do fim da Série B sem nunca ter jogado – foi relacionado para dois jogos, chegou a ser elogiado pelo técnico Matheus Costa, mas nunca foi além do banco de reservas.

Contratado na barca de jogadores emprestados pelo Athletico (junto com João Pedro, Bruno Rodrigues e Matheus Anjos), Lucas Macanhan também deixa a Vila Capanem sem ter tido tempo de jogo.

Já o zagueiro Matheus Lopes, 33 anos, chegou ao clube no começo da temporada para dar experiência ao elenco. Em 2018, participou da campanha do acesso do CSA, com 13 partidas e dois gols no ano. Pelo Parana, porém, jamais entrou em campo, tendo ficado apenas três vezes no banco de reservas durante a Série B (contra Bragantino, Atlético-GO e Cuiabá, todos na Vila Capanema).

Outro zagueiro, Fernando Timbó teve algumas oportunidades durante o Campeonato Paranaense e não agradou. Na Série B, foram apenas duas partidas (uma como titular).

Precisariam de mais tempo

Contratado em setembro, o meia Marquinhos, de 22 anos, esteve em campo uma única vez e vindo do banco (jogou por 24 minutos), enquanto o zagueiro Fabrício, trazido em outubro e a última contratação do Paraná na temporada, esteve em campo três vezes – as três como titular, contudo, com a média de 89 minutos por partida.

O azarado

Aposta da Ponte Preta que não vingou, o atacante Marlyson chegou por empréstimo ao Paraná para fazer sombra ao artilheiro Jenison. Ele entrou em campo nas primeiras rodadas da Sèrie B, contra Vila Nova e CRB, tendo inclusive marcado o gol de empate contra os goianos. Depois, foi para o time de aspirantes para ganhar ritmo de jogo e logo em sua estreia, contra o Sport, sofreu uma torção de joelho. Sò voltou a jogar na última rodada da Série B, no jogo do Paraná contra o Botafogo-SP, quando ficou menos de 30 minutos em campo – entrou na reta final da 2ª etapa, substituindo o volante Luiz Otávio.

Em 2020, futebol deverá ser ‘terceirizado’

Em 2019, o departamento de futebol teve um ano um tanto bagunçado. Depois da saída de André Mazzuco para o Vasco, o cargo de diretor de futebol ficou vago por quase três meses, até a chegada de Alex Brasil no final de agosto.

Para o próximo ano, as mudanças devem ser ainda mais profundas no departamento. É que o clube, que há tempos enfrenta dificuldades financeiras, estuda ‘terceirizar’ o departamento de futebol. O empresário Sergio Malucelli, até então gestor do Londrina, se reuniu nesta semana com o presidente paranista, Leonardo Oliveira, e as negociações entre o clube e a SM Sports estariam avançadas.

OS 35 REFORÇOS
Contratados pelo Paraná Clube em 2019

Goleiros: Alisson, Lucas Macanhan, Filipe
Zagueiros: Matheus Lopes, Rodolfo, Eduardo Bauermann, Leandro Almeida, Fernando Timbó, Fabrício
Laterais: Éder Sciola, Guilherme Santos, Sueliton, Léo Príncipe
Volantes: Itaqui, Luan, Jeferson Lima, Kadu, Alejandro Márquez, Guilherme Nunes e Rodrigo
Meias: Fernando Neto, João Pedro, Higor Leite, Matheus Anjos,Vitinho e Marquinhos
Pontas: Bruno Rodrigues, Caio Rangel, Caio Monteiro, Jhemerson e Pimentinha
Centroavantes: Jenison, Ramon, Marlyson e Judivan