Rodrigo Felix Leal – Reunião online entre representantes russos e o governo do Paraná

O Governo do Paraná assinou, ontem, um memorando de entendimento com o Fundo de Investimento Direto da Rússia para ampliar a cooperação técnica, as transferências de tecnologia e os estudos sobre a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Gamaleia. O acordo deixa aberta a possibilidade de realização de testes, produção e distribuição do imunizante. O protocolo abre a oportunidade de o governo do Paraná, através do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), participar dos testes e da produção da vacina Sputnik V no Brasil.

O embaixador russo no Brasil, Sergey Akopov, e o presidente do Fundo de Investimentos, Kirill Dmitriév, participaram do encontro virtual e referendaram o memorando. Integrantes do Ministério da Saúde, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações também acompanharam a assinatura. Todos os estudos serão acompanhados pelo governo federal.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior disse que o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) será responsável por coordenar os estudos no Estado e lembrou que a entidade é referência nacional na produção de medicamentos. “A ideia do memorando de entendimento é ampliar a cooperação e estabelecer uma parceria. Estamos avançando nas tratativas para transferência de tecnologia”, afirmou.

O próximo passo é a formação de grupo de trabalho com integrantes do Governo do Estado e do governo russo para acompanhar a validação da vacina em território brasileiro.

O memorando afirma que as partes vão desenvolver atividades conjuntas e organizar negociações em prol do desenvolvimento da vacina contra Sars-CoV-2 no Estado. Para isso vão compartilhar experiências e tecnologias e providenciar mecanismos que permitam a cooperação com orientações técnicas e profissionais relacionadas à vacina.

Sinopharm
O Governo do Estado também já assinou um termo de cooperação técnica e científica com a China para iniciar a testagem e a produção de vacina da Sinopharm. O acordo garante ao Paraná acesso ao resultado das duas primeiras fases de testagem. Segundo o laboratório, os processos iniciais, já encerrados, tiveram 100% de positivação e nenhuma reação adversa grave.
O governo do Paraná reservou R$ 200 milhões exclusivamente para a aquisição de alguma vacina contra a Covid-19. Segundo o governo, não importa de onde ela venha, desde que esteja acessível para os paranaenses.

Dúvida

Anúncio da vacina foi feito por Putin, mas gerou suspeita internacional
A vacina russa foi anunciada pelo presidente Vladimir Putin na terça-feira com uma projeção de imunização em massa até o fim do ano. A solução foi desenvolvida pelo instituto Gameleya, vinculado do Ministério da Saúde daquele país. Contudo, a decisão levantou preocupações de pesquisadores e autoridades de saúde internacionais e de governos, uma vez que os resultados dos testes nas fases 1 e 2 ainda não foram publicados.

Até o momento o governo do Paraná não recebeu informações sobre esses resultados. O acesso aos dados deverá ser realizado a partir do estabelecimento do protocolo de pesquisa com equipes russas.

Estado chega à marca de 96.697 casos e 2.488 mortes pelo novo coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde informa que o Paraná tem 96.697 casos confirmados de Covid-19 e 2.488 mortes em consequência da infecção até ontem. Foram confirmados mais 1.818 diagnósticos positivos e 71 óbitos pelo novo coronavírus. Há ajustes nos casos confirmados detalhados ao final do texto.

Até ontem, eram 1.087 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estavam internados. Destes, 841 ocupam leitos SUS (404 em UTI e 437 em leitos clínicos/enfermaria) e 246 leitos da rede particular (103 em UTI e 143 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 1.071 pacientes internados, 492 em leitos UTI e 579 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

Curitiba — A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou ontem mais 14 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus. Com os novos dados, Curitiba chega a 751 mortes pela Covid-19. Ontem, a taxa de ocupação dos 355 leitos de UTIs do SUS exclusivos para Covid-19 era de 82%.

O boletim mostra mais 486 casos do novo coronavírus em moradores da cidade. Até agora, 25.350 pessoas testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia, das quais 20.189 estão liberadas do isolamento e sem sintomas da covid-19.

Brasil — O Brasil chegou a 104.201 mortes em função da pandemia do novo coronavírus. Os dados foram divulgados ontemk pelo Ministério da Saúde. Já os casos acumulados somaram 3.164.785. Há 715.107 casos em acompanhamento. Ontem, o sistema do Ministério da Saúde marcava 3.109.630 pessoas infectadas desde o início da pandemia.

Até o momento, 2.309.477 pessoas se recuperaram da doença.

Já são 326 municípios paranaenses em estado de calamidade pública na pandemia

Os deputados estaduais do Paraná aprovaram na sessão remota de ontem da Assembleia Legislativa o projeto de decreto legislativo 23/2020 que declara o estado de calamidade pública para as cidades de Doutor Camargo e Ipiranga. Com isso, o Paraná tem 326 dos 399 municípios do Estado em situação de emergência em virtude dos efeitos econômicos causados pela pandemia do coronavírus.

A proposta foi aprovada por unanimidade em dois turnos, nas sessões ordinária e extraordinária, e está apta para a promulgação pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB). O reconhecimento do legislativo serve para dispensa do cumprimento de metas fiscais previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), devendo os procedimentos licitatórios serem respeitados normalmente.

Para que um município tenha reconhecido o decreto de calamidade pública é preciso fazer a solicitação formal ao Poder Legislativo, com justificativa, e comprovar a publicação em Diário Oficial do decreto municipal. A Assembleia Legislativa do Paraná tem orientado prefeitos e suas equipes, que receberam um manual com informações sobre todos os procedimentos necessários.

Com casos
Apenas três municípios do Paraná ainda não têm caso algum do novo coronavírus confirmado até p boletim de ontem. Boa Ventura de São Roque, na região Central do Estado,

Flor da Serra do Sul, no extremo Sudoeste e Godoy Moreira, também na região Central do Estado.
Os três municípios possuem população pequena. Boa Ventura tem 6,3 mil habitantes, Flor da Serra 4,7 mil moradores e Godoy Moreira 3,3 mil, ,segundo as últimas estimativas.