Arquivo Bem Paraná – Caio Júnior: ele levou o Paraná Clube para a Libertadores

O Paraná Clube volta a campo nesta sexta-feira (dia 26) às 21h30. O confronto será contra o Sport, na Vila Capanema, pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time do técnico Matheus Costa tenta chegar à sexta vitória seguida, uma marca rara na história do clube.

A última vez que um treinador conseguiu seis vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro foi com Caio Júnior, na Série A de 2006. Entre a 8ª e a 13ª rodada daquela edição, o Paraná venceu Ponte Preta, Santa Cruz, Goiás, Flamengo, Athletico Paranaense e Cruzeiro. A série acabou com a derrota por 4 a 2 para o Palmeiras.

A equipe terminou aquela campanha na 5ª colocação da primeira divisão e, com isso, faturou uma vaga na Copa Libertadores de 2007.

Desde então, as maiores séries vencedoras foram com Matheus Costa: uma em 2017 (ano do acesso à primeira divisão) e agora em 2019, ambas com cinco vitórias. Em 2017, o treinador comandou a equipe em quatro das cinco vitórias – a primeira da sequência foi com Lisca, que acabou demitido em seguida.

ESCALAÇÃO
O Paraná terá duas mudanças na escalação para enfrentar o Sport. O goleiro Thiago Rodrigues e o volante Luiz Otávio, que cumpriram suspensão na vitória sobre o Figueirense, voltam ao time. Com isso, o goleiro Alisson e o volante Luan ficam no banco. O meia Matheus Anjos segue em recuperação e só volta a jogar em agosto.

ADVERSÁRIO
O Sport não perde há cinco jogos (três empates e duas vitórias). No entanto, ainda não venceu após a pausa para a Copa América. Foram três empates nesse período – com Brasil-RS, Cuiabá e São Bento. Com isso, agora está na 8ª colocação.

Para enfrentar o Paraná, o técnico Guto Ferreira conta as volantes do volante João Igor e dos meias Leandrinho, Pedro Carmona e Sammir.

Sammir, 32 anos, começou na base do Athletico Paranaense. Em 2006, seguiu para a Croácia e chegou a defender a seleção do país europeu. Disputou a Copa do Mundo de 2014 – foi titular na vitória por 4 a 0 sobre Camarões. Jogou no Getafe, da Espanha, em 2013. Depois passou quatro anos no futebol chinês. Retornou ao Brasil agora em 2019, para defender o Sport.

No ataque, segue a disputa por posição entre Elton (33 anos, ex-Coritiba, Iraty e Vasco) e Hernane Brocador (33 anos, ex-Paraná, Toledo e Flamengo).

O destaque do Sport na Série B é o meia-atacante Guilherme Augusto, 24 anos, ex-Coritiba, Chapecoense, Botafogo e Grêmio. Ele tem 5 gols e 4 assistências em 10 jogos na competição. Ele divide a artilharia da equipe com Hernane Brocador, que somou 5 gols e 2 assistências em 11 jogos.

PARANÁ x SPORT
Sport: Mailson; Norberto, Thyere, Adryelson e Guilherme Lazaroni; Yago e Charles; Hyuri, Guilherme Augusto e Juninho (Sammir); Elton (Hernane). Técnico: Guto Ferreira
Paraná: Thiago Rodrigues; Éder Sciola, Eduardo Bauermann, Rodolfo e Guilherme Santos; Luiz Otávio e Itaqui; João Pedro, Fernando Neto e Bruno Rodrigues; Jenison. Técnico: Matheus Costa
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Local: Vila Capanema, sexta-feira às 21h30