Valquir Aureliano – Paraná 0x0 Criciúma

O Paraná Clube empatou em 0 a 0 com o Criciúma, nesse sábado (dia 24) pela manhã, na Vila Capanema, pela 18ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranaense ficou na 10ª colocação, com 25 pontos — quatro pontos abaixo do G4. A equipe catarinense está na ZR (zona de rebaixamento) em 17º lugar, com 18 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

Na sexta-feira, véspera da partida, o elenco do Paraná ameaçou não entrar em regime de concentração para o jogo, como protesto por salários atrasados. No entanto, após uma reunião, a preparação normal foi mantida.

O resultado desse sábado ampliou duas marcas negativas. O time paranaense não vence há sete rodadas – quatro derrotas e três empates. E vive péssima fase no ataque, com apenas um gol marcado nas últimas sete partidas.

Depois do apito final, a torcida do Paraná protestou e vaiou bastante a equipe.

ARBITRAGEM
O primeiro tempo teve dois lances polêmicos. Aos 28 minutos, Rafael Furtado invadiu a área e foi derrubado por Thales. O árbitro não marcou o pênalti para o Paraná. Na Central do Apito do Sportv, o ex-árbitro Sandro Meira Ricci afirmou que houve penalidade. Aos 40, o Criciúma pediu pênalti, por toque no braço de Luiz Otávio. Sandro Meira Ricci disse que não marcaria a penalidade, porque a bola bate no peito, em seguida, volta no braço do jogador.

ESCALAÇÃO
O Paraná não tinha Fernando Neto, Luan e Matheus Anjos, todos em recuperação. A novidade foi o centroavante Rafael Furtado como titular. Matheus Costa manteve o esquema tático 4-2-3-1, com João Pedro (direita), Alesson (centro) e Bruno Rodrigues (esquerda) na linha de três.

Os desfalques no Criciúma eram Marlon e Vinícius.

PRIMEIRO TEMPO
Os dois times não conseguiram encaixar a marcação no meio-campo e abusaram da ligação direta. O resultado foi um jogo intenso e com a bola chegando rapidamente ao ataque. Foram 21 finalizações na primeira etapa (8 do Paraná e 13 do Criciúma). Se as equipes tiveram volume ofensivo, ambas apresentaram falta de qualidade no setor ofensivo. Foram poucas chances reais de gol. Desses 21 arremates, 12 foram de fora da área.

SEGUNDO TEMPO
Os times corrigiram algumas falhas de marcação no segundo tempo e a intensidade reduziu. Aos 19, saíram João Pedro e Alesson e entraram o centroavante Jenison e o ponta Rodrigo Porto. A situação pouco alterou e o Paraná seguiu com dificuldades para criar jogadas no setor ofensivo. O Criciúma também continuou sem criatividade e a partida ficou amarrada. Aos 32, Caíque levou o segundo amarelo na partida e acabou expulso. Mesmo com um jogador a mais, o Paraná teve dificuldades para incomodar o adversário. Aos 43, saiu o volante Itaqui e entrou o ponta Jhemerson.

ESTATÍSTICAS
Nos 90 minutos, o Paraná somou 20 finalizações (7 certas), 47% de posse de bola, 76% de acerto nos passes e 7 escanteios. O Criciúma obteve 17 finalizações (4 certas), 53% de posse de bola, 80% de acerto nos passes e 3 escanteios. Os números são do site Sofascore.

PARANÁ 0x0 CRICIÚMA
Paraná: Thiago Rodrigues; Eder Sciola, Leandro Almeida, Rodolfo e Guilherme Santos; Luiz Otávio e Itaqui (Jhemerson); João Pedro (Jenison), Alesson (Rodrigo Porto) e Bruno Rodrigues; Rafael Furtado. Técnico: Matheus Costa
Criciúma: Luiz; Caique, Derlan, Thales e Maicon; Eduardo e Wesley; Foguinho, Daniel Costa (Carlos Eduardo) e Reinaldo (Julimar); Léo Gamalho (Pedro Bortoluzzo). Técnico: Wilson Gutierrez
Expulsão: Caíque (32-2º)
Cartões amarelos: Caíque, Eduardo, Reinaldo, Julimar, Thales, Léo Gamalho (C). Rafael Furtado, Rodolfo (P).
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Público: 2.122 pagantes (2.526 total)
Renda: R$ 41.165,00
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
23 – Foguinho dá bom passe e Reinaldo sai na cara do gol. Thiago Rodrigues sai bem, por baixo, e defende.
24 – Léo Gamalho divide na meia-lua. A bola sobra para Foguinho, que chuta. A bola desvia na zaga e o goleiro segura.
28 – Rafael Furtado invade a área e é derrubado por Thales. O árbitro não marca o pênalti.
30 – Boa troca de passes do Paraná. Alesson rola para João Pedro, na área. Ele chuta e o goleiro defende.
40 – Caíque chuta. Luiz Otávio bloqueia a bola com o braço. O Criciúma pede pênalti.
43 – Bruno Rodrigues arrisca de fora da área. A bola vai sobre o gol.
44 – Foguinho chuta. A bola passa perto.

Segundo tempo
3 – Itaqui solta a bomba de longa distância. O goleiro se atrapalha e quase leva um frango.
23 – Guilherme Santos cruza. Rodrigo Porto domina na área e chuta para fora.
29 – Cruzamento. Daniel Costa ajeita de cabeça para Léo Gamalho, livre na marca do pênalti. Ele chuta e Thiago Rodrigues defende.
30 – Jenison dribla um, invade a área e tenta o toque para Rafael Furtado. A zaga corta.