Divulgação / Rui Santos / Paraná Clube – Allan Aal

O Paraná Clube estreia nesta sexta-feira (7) na Série B de 2020. O time vai enfrentar o Confiança, de Aracaju (SE), no estádio Batistão, a partir das 21h30. Do outro lado, o time paranaense vai reencontrar um técnico histórico: Matheus Costa.

Matheus Costa ganhou importância na história do Paraná Clube por ter sido o técnico que fechou a campanha do acesso à primeira divisão, em 2017. Ele foi o terceiro treinador naquela campanha, depois de Cristian de Sousa e Lisca. Mas foi com ele que o time garantiu uma das quatro vagas na primeira divisão nacional no ano seguinte.

Além disso, Matheus Costa dirigiu o Paraná Clube em toda a Série B de 2019. O time ficou em 6º lugar e não conseguiu o acesso. Contudo, o treinador tem o mérito de ter permanecido no clube durante toda a competição. Até hoje, isso só havia ocorrido uma vez, com Dado Cavalcanti, em 2013.

Desta vez, Matheus Costa é o técnico do Confiança, que volta a disputar a segunda divisão nacional depois de 28 anos – a última vez foi em 1992. Na temporada, o time foi semifinalista da Copa do Nordeste, mas acabou eliminado pelo Bahia. E ainda disputa o Campeonato  Sergipano.

Allan Aal, técnico do Paraná, foi auxiliar de Matheus Costa no clube em 2019. Mas ele rechaçou que o conhecimento que um tem do outro possa influir no jogo desta sexta-feira. “A gente tem amizade, se conhece desde o Coritiba, temos proximidade, trabalhamos no Paraná, mas não tem vantagem nenhuma”, disse Aal. “Em cima daquilo que a gente pensa no futebol, varia muito. Tem situação que não tem como prever”, completou.

O treinador do Paraná, contudo, alertou que o adversário deve estar em melhor ritmo de jogo. O time paranaense não joga há duas semanas, desde que foi eliminado pelo Coritiba nas quartas de final do Paranaense. “Apesar do desgaste, o ritmo de jogadores é maior no Confiança, por estar disputando duas competições regionais”, falou Allan Aal. “A nossa vantagem é ter recuperado atletas como Bressan, que não tiveram condição física de jogar a segunda partida (contra o Coritiba)”.

Para essa estreia, Allan Aal levou cinco dos reforços contratados pelo clube durante a paralisação das competições, causada pela pandemia do coronavírus: os laterais Toninho e Jean Victor, o zagueiro Salazar e os atacantes Wandson e Bruno Gomes. Dois deles têm mais chance de jogar: Jean Victor, ex-Boavista (RJ), e Bruno Gomes, ex-Modena (Itália). “A gente vai procurar definir antes da partida, analisando situações, sequência de jogos”, disse Aal. “Com cinco substituições, todos têm que estar 100% envolvidos. Pode ser que outra equipe trabalhe na terça-feira contra o Avaí”.

CONFIANÇA x PARANÁ CLUBE
Confiança: Rafael Santos; Thiago Ennes, Nirley, Matheus Mancini e Djalma Silva; Jeferson Lima e Amaral; Ari Moura, André Moritz e Ítalo; Reis. Técnico: Matheus Costa
Paraná Clube: Alisson; Paulo Henrique, Fabrício, Thales e Jean Victor; Jhony Douglas, Carlos Dias e Renan Bressan; Gustavo Mosquito (Wandson), Bruno Gomes e Thiago Alves. Técnico; Allan Aal
Árbitro: Luiz Paulo de Moura Pinheiro (MT)
Local: Estádio Lourival Baptista (Batistão), em Aracaju (SE), sexta-feira, às 21h30