Publicidade
Campeonato Paranaense

Paraná Clube muda meio time, goleia o Cascavel e decide vaga no clássico

O Paraná Clube venceu por 4 a 1 o Cascavel CR, nesse domingo (dia 24) à noite, na Vila Capanema, pela quarta (e penúltima) rodada da fase de classificação da Taça Dirceu Krüger. Com o resultado, o time da capital ficou em 3º lugar do Grupo B, com 6 pontos. A equipe do Interior está na 4ª colocação desse mesmo grupo, também com 6 pontos, mas atrás no saldo de gols.

Clique aqui para ver a classificação, no site Srgoool.

Na última rodada, o Paraná pega o Coritiba, em 31 de março, no Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais. Os dois primeiros de cada grupo avançam às semifinais. Para se classificar, o Tricolor precisa vencer o clássico. Se empatar, estará eliminado.

Clique aqui para ver uma análise do desempenho individual dos jogadores.

CRISE
O resultado alivia a crise no Paraná Clube, que vinha de duas derrotas e de outros problemas fora de campo (demissão bombástica do diretor de futebol e invasão do treino por um grupo de torcedores).

ARTILHARIA
O atacante Jenison chegou a oito gols em 12 jogos em 2019. É o artilheiro do time na temporada. No Paranaense, são cinco gols em dez partidas. Ele passa a dividir a artilharia da competição com Marquinho e Bergson, do Athletico, e Rodrigão, do Coritiba, todos com cinco gols.

ANDREY
Por decisão da diretoria, o ponta Andrey, 18 anos, não ficou nem no banco de reservas. No último jogo, ele teve um desentendimento com torcedores na Vila Capanema.

TÉCNICO
Esse foi o 21º jogo do técnico Dado Cavalcanti no Paraná Clube, desde que retornou ao clube, em outubro de 2018. Agora ele soma seis vitórias, sete empates e oito derrotas.

ESCALAÇÃO
Os desfalques no Paraná eram Guilherme Santos (suspenso) e outros seis lesionados: o meia Maicosuel, o ponta Caio Rangel, o zagueiro Matheus Lopes, o lateral-direito Sueliton, o atacante Rodrigo Carioca e o volante Fernando Neto. O time teve cinco mudanças em relação ao último jogo. Juninho entrou no lugar de Guilherme Santos. Recuperado de lesão, o goleiro Thiago Rodrigues voltou na vaga de Alisson. Por opção do treinador, entraram no time Eduardo Bauermann, Jhemerson e Higor Leite. E deixaram o time Rodolfo, Alejandro Márquez e Andrey.

ESQUEMA TÁTICO
Dado Cavalcanti usou o esquema tático 4-2-3-1 em quase todo o ano. Na rodada anterior, na derrota para o Cianorte, ele tentou o 4-4-2 com o meio-campo em linha. Nesse domingo, adotou novo desenho tático. O time usava o 3-4-3 quando tinha a posse de bola, com o volante Jeferson Lima recuando e ficando atrás com os dois zagueiros. Os dois laterais avançavam juntos formando a linha de quatro do meio-campo com Higor Leite e Itaqui. Alesson e Jhemerson atacavam pelas pontas. Sem a bola, porém, o time defendia no 4-1-4-1.

PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com gol. Já no primeiro minuto, Higor Leite sofreu falta perto da área e ele mesmo cobrou com um chute forte, no canto. O goleiro espalmou e Jenison aproveitou o rebote: 1 a 0. O Paraná seguiu dominando e sufocando o adversário. Foram cinco boas jogadas ofensivas nos primeiros 15 minutos. Depois disso, o Cascavel acertou a marcação e o jogo ficou truncado, sem ataques dos dois lados.

SEGUNDO TEMPO
O Paraná voltou melhor para o segundo tempo e fez 2 a 0 aos 11 minutos. Alesson pegou rebote fora da área e acertou uma bomba no ângulo. Aos 13, a primeira troca no Paraná, com a saída de Itaqui para entrada do volante Luiz Otávio. O terceiro gol veio aos 24, após escanteio de Higor Leite e chute Bauermann. Aos 26, outra substituição: saiu Jhemerson e entrou o meia Gabriel Pires, revelação da base. Aos 32, o quarto gol. Alesson sofreu pênalti. Jenison cobrou no canto. O goleiro espalmou. Jenison pegou o rebote e marcou. Aos 34, saiu Higor Leite e entrou o volante Jhonny Lucas. O Cascavel descontou aos 38, quando Sassá lançou, Leandro Almeida falhou e Batatinha recebeu na área, chutando fraco. Thiago Rodrigues aceitou.

PARANÁ CLUBE 4x1 CASCAVEL CR
Paraná: Thiago Rodrigues; Eder Sciola, Eduardo Bauermann, Leandro Almeida e Juninho; Jeferson Lima; Itaqui (Luiz Otávio), Higor Leite (Jhonny Lucas), Jhemerson (Gabriel Pires) e Alesson; Jenison. Técnico: Dado Cavalcanti
Cascavel CR: Marcos Paulo; Everaldo, Castro, Vítor Carvalho e Japa; Hildo, Gomes (Ronaldo), Djair, Elenilson (Sassá) e Taylan (Batatinha); Pedro. Técnico: Alan Aal
Gols: Jenison (1-1º e 32-2º), Alesson (11-2º), Bauermann (24-2º) e Batatinha (38-2º)
Cartões amarelos: Itaqui, Eduardo Bauermann (P). Gomes, Castro (C).
Árbitro: Leonardo Sígari Zanon
Público: 1.647 pagantes
Local: Vila Capanema, em Curitiba

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Gol do Paraná. Falta perto da área. Higor Leite bate no cantinho. O goleiro espalma. Jenison pega o rebote e marca.
10 – Jhemerson toca para Higor Leite, que chuta de fora da área. O goleiro espalma.
11 – Escanteio. Higor Leite cruza. Jeferson Lima cabeceia perto, ao lado.

Segundo tempo
1 – Higor Leite cruza da direita. Jenison, livre na área, cabeceia no canto. O goleiro faz grande defesa.
4 – Alesson faze boa jogada e enfia para Jenison, na área. Ele passa por um marcador e chuta em cima do goleiro.
11 - Gol do Paraná. Eder Sciola cruza. A bola bate na zaga e sobra para Alesson, que solta a bomba de fora da área e acerta o ângulo.
18 – Cruzamento. Alesson recebe na área e chuta rasteiro. O goleiro segura.
24 – Gol do Paraná. Higor Leite cobra escanteio. A bola desvia na zaga e sobra para Bauermann chutar.
31 – Gol do Paraná. Alesson rouba a bola no ataque e acaba derrubado na área. Pênalti. Jenison cobra. O goleiro espalma. Jenison pega o rebote e marca.
38 – Gol do Cascavel. Sassá lança, Leandro Almeida falha e Batatinha recebe na área, chutando fraco. Thiago Rodrigues aceita.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES