Valdecir Galor/SMCS – Vacina é a melhor prevenção

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou, no boletim epidemiológico desta quinta-feira (7), a primeira morte por febre amarela no Paraná. Trata-se de um homem de 64 anos, trabalhador da zona rural de Morretes. Ele procurou atendimento ainda no Litoral, foi transferido de helicóptero para Curitiba, onde morreu. Ele não era vacinado. O local de provável infecção ainda está sendo investigado. E, Curitiba também confirmou mais um caso importado da doença.

Até o momento, a partir de janeiro, foram confirmados oito casos da doença no Paraná (incluindo a morte). Ainda estão em investigação 62 notificações; e já foram descartados 129 casos. Os confirmados residem em Curitiba, Antonina, Morretes, Campina Grande do Sul e Adrianópolis. A maior parte foi contraída em Guaraqueçaba.

No caso de Curitiba, o novo caso é de uma paciente de 64 anos, que contraiu a doença em uma chácara na região rural de São José dos Pinhais. Curitiba segue livre da circulação do vírus. A paciente está internada em hospital em Curitiba, sendo acompanhada pela secretaria. O quadro clínico dela é estável.

As secretarias de Saúde do Estado e do município insistem que a melhor forma de prevenção da febre amarela é a vacinação. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde. A vacinação é recomendada a pessoas entre 9 meses e 59 anos. Além dessa idade ou gestantes, lactentes e pessoas com doenças crônicas devem procurar orientação médica e apresentar receita para receber a vacina.