Obras da Linha Verde contaram com recursos do PAC

O governo federal lançou ontem uma ferramenta que permitirá a qualquer pessoa acompanhar a situação de 98.499 obras ligadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ao Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses (Siconv) e ao Programa Avançar, que ainda estão em andamento desde que foram lançadas.  O estado com mais obras é São Paulo São Paulo (11.115 obras), seguido de Minas Gerais (9.671), Rio Grande do Sul (8.855) e Bahia (7.858). O Paraná  aparece em quinto na lista, com 6.712 obras no painel.
Segundo o ministro do Planejamento, Esteves Colnago, o total de obras em andamento totalizam R$1,23 trilhão investidos desde 1998 com recursos públicos. O Painel de Obras tem por objetivo monitorar e controlar obras públicas de forma mais transparente. Ele pode ser acessado pela internet, por meio do endereço http://paineldeobras.planejamento.gov.br.
“Esse painel permitirá, ao cidadão e aos meios de comunicação, fiscalizar e reivindicar obras”, disse o ministro, durante o lançamento da ferramenta. De acordo com Colnago, o painel beneficiará também gestores públicos e órgãos de controle, por concentrar em um único sistema informações que antes estavam espalhadas. A consulta pode ser feita em um mapa com os estados, pelo nome dos municípios ou pelo executor da obra.
Durante a apresentação da ferramenta, já foi possível observar que, das quase 100 mil obras cadastradas, 63.294 estão vinculadas ao Siconv; 27.647 ao PAC; e 7.558 ao Avançar.