Valquir Aureliano – O técnico do Paraná

O Paraná enfrenta o Toledo neste domingo (15), às 16 horas, em Toledo (Oeste do Paraná), pela 11ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense. A partida no estádio 14 de Dezembro será com portões fechados, por causa da pandemia do coronavírus. E a pandemia causa incertezas no time da capital, que ainda busca a classificação na próxima fase do Estadual.

Por causa do coronavírus, o Ministério da Saúde sugeriu o cancelamento de eventos que tenham aglomeração de público – como é o caso de jogos de futebol em estádios. A partida deste domingo está garantida. Mas o jogo do Paraná contra o Botafogo na próxima quarta-feira (18), pela Copa do Brasil, corre risco de ser adiado. A chance de haver ou não a partida interfere no planejamento. A ideia do treinador é poupar os principais jogadores neste domingo, com vistas à Copa do Brasil. Mas tudo poderia mudar se o jogo de quarta-feira foi adiado. 

“Em relação a quem vai ou não para o jogo (com o Toledo), se o jogo fosse amanhã (sábado), a maioria dos que iniciaram o jogo com o Botafogo estaria fora. Mas tem um dia a mais. Vamos conversar com a diretoria”, disse nesta sexta-feira (13) o técnico do Paraná, Allan Aal.

Na Copa do Brasil, o Paraná perdeu o primeiro jogo para o Botafogo (1 a 0), no Rio de Janeiro. Assim, o time paranaense precisa vencer por dois gols de saldo para avançar na competição nacional. A partida está marcada para a Vila Capanema. “Para nós é uma decisão”, afirmou Allan Aal, que não confirmou se vai poupar jogadores — que é a tendência — ou entrar com força máxima. “Tem que ter equilíbrio para decidir da melhor maneira possível”, disse. 

O problema é que o jogo deste domingo também é decisivo. O Paraná precisa ao menos de um empate para garantir vaga na próxima fase do Estadual. O time está em 8º lugar, com 13 pontos. Se perder, pode ficar de fora do mata-mata se o Cascavel CR (que tem 10 pontos e está em 9º) vencer o PSTC em Cornélio Procópio. Allan Aal ainda não definiu quem vai viajar a Toledo na tarde deste sábado (14). Tudo dependeria do treino deste sábado de manhã. E, logicamente, dependeria de uma posição da CBF sobre a Copa do Brasil.

O Toledo, por sua vez, luta contra o rebaixamento. O time do Interior tem 7 pontos e está em 10º lugar. Se perder, pode ficar atrás do PSTC (11º, com 5 pontos) e do União Beltrão (12º, com 5).

TOLEDO x PARANÁ CLUBE
Toledo: Diego; Eduardinho, Murilo Batalha, Vavá e Tomazi; Jeferson Prill, Juninho, Christian e Gustavo; Lucas Vieira e André Bala. Técnico: Zé Maria
Paraná Clube: Marcos; Paulo Henrique, Everson, Fernando Timbó e Hulk; Kazu, Kaio e Michel; Gustavo Mosquito, Andrey e Marcelo
Árbitro: Leonardo Sígari Zanon
Local: Estádio 14 de Dezembro, em Toledo, domingo, às 16 horas