Paulo Rabelo-presidente da Cooperativa de Energia Paranu00e1

 

Nesta quinta-feira, 5 de abril, acontece em Curitiba o lançamento comercial da Cooperativa de Energia Paraná I. O presidente Paulo Rabelo conversou com Carreira & Cia e explicou como vai funcionar: 

O que vai acontecer no dia 5 de abril? 
Nesta data faremos o lançamento comercial da Cooperativa de Energia do Paraná I e pré-lançamento da Cooperativa de Energia do Paraná II. São as primeiras unidades do sistema Ecoperativa que atua na produção e distribuição de energia elétrica a partir de fontes alternativas limpas. 

Quais são as fontes alternativas para geração de energia elétrica que serão utilizadas?
Após estudos, neste primeiro momento vamos trabalhar com resíduos de biomassa lenhosa, oriundos de podas de árvores das ruas, parques e praças da Região Metropolitana de Curitiba, seguindo os conceitos de geração distribuída, permitida pelas resoluções nº 482/2012 e nº 687/2016 da Aneel. Optamos pela biomassa lenhosa em função da alta disponibilidade desta matéria-prima no estado como passivo ambiental e também pelo fato de que o Brasil possui tecnologia plenamente desenvolvida para gerar energia a partir de biomassa.

Onde serão instaladas as Cooperativas? 
As duas primeiras unidades estão em fase de construção em Fazenda Rio Grande e devem operar a partir de 2019.

Quem vai poder utilizar essa energia gerada?
A PRI atenderá o público consumidor residencial e a Cooperativa de Energia Paraná – PRII atenderá empresas com pequeno e médio consumo. As cooperativas terão, somadas, cerca de 13.000 cotas de energia para distribuir entre seus cooperados.

Como será feita a distribuição da energia? 
A distribuição será feita para os cooperados que aderirem à nossa proposta. Neste modelo o consumidor não precisa alterar em nada o seu imóvel, e todos os trâmites legais e financeiros junto à concessionária são feitos pela própria cooperativa. 

Quem aderir a proposta vai continuar pagando a conta pra Copel?
Sim a conta continuará sendo paga para concessionária da localidade, seja a Copel ou outra. Por meio de parceria com a concessionária, nós vamos informar quanto de energia foi gerado pelo nosso sistema e esse volume será abatido na conta. 

Como fazer para participar da Cooperativa? 
A energia gerada pelo sistema Ecoperativa será utilizada por nossos cooperados, que podem ser famílias, pequenas e médias empresas com consumo registrado mínimo de 50 kWh/mês. Durante o lançamento divulgaremos valores e faremos simulações do investimento necessário caso a caso, a partir da conta de luz. Informações: www.ecoperativa.com.br



Curtas

  • O fundador e presidente do Condor Super Center, Pedro Joanir Zonta, estará na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium, nesta terça-feira, dia 3 de abril, às 19h, para lançar o Cartão Comunidade Empreendedora e conversar com os presentes sobre empreendedorismo, desafios e o caminho para o sucesso. O cartão funciona como uma rede de relacionamento e apoio com a orientação de empresários de sucesso, descontos em atividades presenciais, conteúdo online e acesso a programas de recompensa.
  • Lançamento do livro “Ícaro”,neste sábado (7), a escritora curitibana Marisol F. recebe convidados e imprensa para o lançamento do seu segundo livro, intitulado Ícaro, no Sesc Paço da Liberdade, Centro de Curitiba, às 15 horas. O suspense psicológico tem como cenário as ensolaradas praias catarinenses e a gelada Serra Gaúcha. A obra, lançada pela Apriss Editora, expõe todas as faces da fragilidade humana, tendo como personagem principal Deborah, jovem mãe que apresenta mudanças perturbadoras em sua vida familiar e pessoal, e que através da ajuda da psicoterapia e da hipnose descobre terríveis segredos do passado.Data: 7 de abril de 2018 – sábado – das 15h às 17h30.Sesc Paço da Liberdade. Praça Generoso Marques, 189-Centro.Evento aberto ao público.

Frase:

“É melhor ser odiado pelo que você é do que ser amado pelo que você não é” 
(André Gide)