O Governo do Paraná deu largada, nesta sexta-feira (02), em Curitiba, a uma campanha inédita no país para reduzir o volume de bitucas jogadas nas ruas e espaços públicos, com o slogan “Bituca no lixo: atitude de cidadão”. 

A ação, coordenada pela Secretaria estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – em parceria com as fabricantes de cigarros Souza Cruz e Philip Morris Brasil -, propõe que todos os estabelecimentos comerciais atendidos por essas empresas recebam o adesivo da campanha, que incentiva o descarte adequado das bitucas no lixo. A adesivação dos pontos de venda de cigarros acontece durante todo o mês de agosto nos 399 municípios paranaenses. 

“Queremos incentivar a reeducação dos cidadãos sobre a importância da destinação correta da bituca do cigarro – que é uma preocupação ambiental, pois polui parques, praias, ruas e estradas. Toda bituca que vai ao chão com suas dezenas de componentes químicos, cedo ou tarde acabará em um rio e o contaminará”, disse secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida. O secretário lembrou que com a aprovação da Lei Antifumo (16.239/09) os fumantes passaram a utilizar os espaços públicos, aumentando o volume de bitucas de cigarro nestes locais. 

O Paraná produz 60 toneladas de bitucas todos os anos. Para que se tenha uma ideia, apenas em Curitiba são descartadas, diariamente, oito milhões de bitucas de cigarro, sendo que aproximadamente 3,5 milhões (quase a metade) acabam virando lixo em espaços públicos, entupindo bueiros e poluindo o meio ambiente. 

Cada bituca leva em torno de cinco anos para se decompor no ambiente, pois em sua composição há mais de 4,7 mil substâncias como metais pesados, pesticidas, arsênico e outros, segundo dados do Ministério da Saúde.