Valquir Aureliano – Imagem do primeiro jogo entre as equipes

O Paraná Clube está eliminado da Série D do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado (13 de agosto), jogando no Estádio Manduzão, a equipe comandada pelo técnico Omar Feitosa acabou derrotada por 1 a 0 pelo Pouso Alegre, com um gol marcado por Alisson ainda no primeiro tempo da partida. Com o placar (somado ao empate em 1 a 1 no jogo de ida, na Vila Capanema), o Tricolor diz adeus à competição nacional nas oitavas de final.

Após conseguir o acesso para a Série A em 2017, após 10 anos na segunda divisão, o Paraná acumulou uma série de decepções nos últimos anos. Em 2018 o time foi rebaixado para a Série B; em 2020 caiu para a Série C; e em 2021 foi rebaixado para a Série D.

No primeiro semestre de 2022 veio o inesperado rebaixamento no Campeonato Paranaense, que obrigará o Tricolor da Vila Capanema a jogar a segunda divisão do estadual em 2023. Para piorar, como o time não conseguiu o tão sonhado acesso para a Série C, agora ficará sem divisão nacional pelos próximos dois anos, pelo menos, já que a classificação para a quarta divisão do Brasileirão acontece através dos estaduais.

ALGOZ MINEIRO

A partida contra o Pouso Alegre deste sábado foi a terceira entre as equipes em 2022. Além do primeiro jogo das oitavas, os times já haviam se enfrentado na primeira fase da Copa do Brasil, no dia 1° de março, com vitória mineira por 2 a 0, também em Minas.

Os mineiros, inclusive, têm sido muito fortes no Manduzão, com o Dragão invicto no Brasileirão em seus domínios, agora com seis vitórias e três empates. O Pousão não é derrotado no estádio há 11 jogos. A última derrota foi ainda pelo Mineiro, nos 3 a 2 sofridos diante do Atlético-MG.

ESCALAÇÕES

O Paraná Clube entrou em campo com uma única alteração na escalação em relação ao jogo de ida entre as equipes, com o volante Kadu deixando o onze inicial para a entrada de Iacovelli. Com isso, o esquema de jogo também foi alterado por Omar Feitosa, que deixou de lado o 4-3-1-2 (com uma trinca de volantes) para jogar n0 4-2-3-1, com João Felipe e Iacoelli pelos lados

pelos lados do campo e João Felipe e Iacovelli mais adiantados.

Do lado do Pouso Alegre, Paulo Roberto Santos não pôde contar com o lateral Nando, suspenso após tomar o terceiro cartão amarelo na partida da Vila Capanema. Com isso, apostou no zagueiro Léo Gobo atuando pelo setor.

PRIMEIRO TEMPO

A primeira etapa no Manduzão foi de um jogo mais estudado, com os dois times brigando muito no meio de campo e criando poucas chances de gol. Os mandantes tiveram mais ímpeto ofensivo e tentaram levar perigo nos arremates de fora da área, mas pouco produziram de efetivo para ameaçar a meta defendida pelo experiente goleiro Felipe (ex-Corinthians e Flamengo).

Quando o 0 a 0 parecia encaminhado, contudo, o meia-atacante Iago Dias (ex-Coritiba) recebeu um bom passe na entrada da área, encarou a marcação e aguardou a passagem de Alisson para tocar a bola. O camisa 7 do Dragão finalizou forte e contou com a sorte para balançar a rede: o goleiro paranista pulou para fazer a defesa, mas no meio do caminho a bola desviou no zagueiro Franklin e mudou de rumo, ‘matando’ Felipe na jogada: 1 a 0.

SUBSTITUIÇÕES

A primeira substituição da partida veio ainda no primeiro tempo. Moisés Gaúcho sofreu uma lesão e acabou tendo de ser substituído por Evandro, aos 22 minutos. Aos 14 do segundo tempo, foi vez de Feitosa lançar dois jogadores mais ofensivos em campo: o ponta Everton Brito e o centroavante Carlos Henrique, que substituíram o lateral Lucas Oliveira e o atacante Iacovelli. E aos 39 foi hora de ir para o tudo ou nada, com os meia-atacante Ueslei Brito e Marcelinho nos lugares do volante Buchecha e do atacante João Felipe.

O Pouso Alegre fez sua primeira alteração aos 23 minutos, quando Marcos Nunes entrou no lugar de Iago Dias. Dois minutos depois, foi vez de Igor Pereira substituir o lateral Léo Gobo. Aos 32,foi vez de Roldan e Alisson deixarem o campo para as entradas de Serginho e Franklin. E, por fim, aos 38, Denner substitui Paraíba.

SEGUNDO TEMPO

Precisando buscar o empate para seguir vivo na competição, o Paraná voltou para a etapa final com uma postura mais ofensiva, agressiva. O Pouso Alegre, por outro lado, ficou mais em seu próprio campo, explorando os contra-ataques para levar perigo ao adversário.

Apesar de toda a pressão paranista, a postura defensiva do Dragão foi bastante sólida na maior parte do tempo. A grande chance para o empate veio aos 22 minutos, em cabeceio de Dirceu que obrigou uma defesa à la Gordon Banks do goleiro Edson Marddel.

FICHA TÉCNICA
Pouso Alegre 1 x 0 Paraná Clube

Pouso Alegre: Edson Marddel; Léo Gobo (Igor Pereira), Victor, Thuram e Foguinho; Gledson, Roldan (Serginho) e Paraíba (Denner); Ingro, Alisson (Franklin) e Iago Dias (Marcos Nunes). Técnico: Paulo Roberto Santos
Paraná Clube: Felipe; Lucas Oliveira (Everton Brito), Franklin, Dirceu e Rael; Moisés Gaúcho (Evandro) e Lucas Buchecha (Ueslei Brito); Iacovelli (Carlos Henrique), Albano e João Felipe (Marcelinho); Rafael Silva. Técnico: Omar Feitosa
Gol: Alisson (39-1º)
Cartões amarelos: Everton Brito (PAR); Ingro (POU)
Árbitro: Salim Fende Chavez (SP)
Público: 9.295 total
Renda: R$ 170.500,00
Local: Estádio do Manduzão, em Pouso Alegre (MG), sábado (14 de agosto) às 17 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

15 – Cobrança de falta ensaiada. Paraíba rola para Gledson, que chuta forte, por cima do gol.

21 – Paraíba avança pela intermediária, a defesa faz o combate e a sobra fica com Iago Dias, que chuta da entrada da área. A finalização sai sem tanta força e Felipe faz uma defesa tranquila.

27 – Iago Dias aciona Roldan, que arrisca o chute para o gol de fora da área, mas finaliza sem direção e manda para fora.

36 – Cruzamento da direita de Léo Gobo, na medida para ingro subir no meio da área e cabecear firme. A bola passa ao lado do gol.

39 – Gol do Pouso Alegre! Iago Dias recebe na entrada da área, encara o marcador e toca para a passagem de Alisson, que invade a área e chuta forte. A bola desvia em Franklin e tira completamente o goleiro Felipe do lance.

42 – Ingro toca para Roldas, que tenta o arremate. A bola desvia e sobra para Paraíba, que tenta novamente o chute e manda longe do gol.

Segundo tempo

4 – Rael avança pela esquerda e toca para Albano, que chuta forte da entrada da área e manda por cima do gol.

5 – Paraíba lança para Iago, que se aproxima da área e cruza. A bola desvia no zagueiro Franklin, que sai jogando, e os jogadores do Dragão pedem pênalti, apontando um toque de mão do defensor. Mas o juiz sinaliza que o desvio foi na barriga do paranista.

9 – Ingro avança pela direita e cruza apontando para a segunda trave. A bola encontra Iago Dias, livre, mas o atacante perde o domínio ao tentar matar no peito e desperdiça boa chance.

13 – Paraíba limpa a marcação na intermediária, avança e chuta forte e rasteiro da entrada da área. A bola passa raspando a trave mais próxima.

19 – Léo Gabo avança pela direita e arrisca um chute de fora da área. A bola passa por cima, longe do gol.

20 – Carlos Henrique recebe a bola dentro da área, faz o pivõ e serve para Albano finalizar vindo de trás. O chute sai sem pontaria e passa ao lado, longe do alvo.

22 – Bola cruzada na área do Pouso Alegre, Dirceu cabeceia de dentro da pequena área e o goleiro Edson faz grande defesa, no reflexo. Carlos Henrique tenta completar pro gol no rebote, mas a zaga do Pouso Alegre afasta o perigo.

28 – Cobrança de escanteio de Albano, Franklin consegue o cabeceio e manda a bola para fora.

30 – João Felipe corta da esquerda para o meio e chuta forte da intermediária, por cima e longe do gol.

34 – Ingro avança pelo meio e enfia no meio da defesa para a corrida de Jonathan, nas costas da defesa. Felipe sai do gol e recolhe a bola.