Cesar Brustolin/SMCS – Meta ainda estu00e1 distante

Faltando apenas três dias para o fim da campanha nacional de vacinação contra sarampo e poliomielite, 174 mil crianças com idade entre 12 meses e 4 anos ainda não foram levadas por seus pais ou responsáveis para serem vacinados no Paraná.  O alerta é da Secretaria de Estado da Saúde. A campanha termina na sexta-feira, mas o Estado pode realizar mais um Dia D no sábado (1/9).

Até esta segunda-feira (27), 406.891 doses de vacina contra a pólio foram aplicadas em todo o Estado, o que corresponde a 70% do total previsto. No caso da vacina tríplice, que protege contra o sarampo, 404.066 crianças foram vacinadas, 69,5% do total. A meta é vacinar pelo menos 95% das 581 mil crianças dessa faixa etária.
Na 2ª Regional de Saúde, que abrange a Região Metropolitana de Curitiba, e que conta a maior população a ser vacinada, 55% das crianças foi imunizada contra sarampo e 56% contra pólio.

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, explica que os municípios que ainda não atingiram a meta de cobertura vacinal podem fazer mais um Dia D no próximo sábado. A ideia é oferecer mais um dia para que os pais e responsáveis possam levar seus filhos aos postos de vacinação e imunizá-los.

Fake news
Um dos problemas apurados pelo  Ministério da Saúde para a baixa vacinação são as fake news que dissemiraran falsa informações sobre as vacinas. Até por isso, criou uma campanha no Whatsapp para combater as falsas notícias.