Divulgação

A véspera de feriado foi de correria no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) nesta segunda-feira (30 de abril). Com a proximidade do fim do prazo para o fechamento do cadastro eleitoral, em 9 de maio, a Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) funcionou durante todo o dia de hoje com sua capacidade máxima.

De acordo com o TRE, o Paraná conta com um total de 7.890.981 eleitore, dos quais 
7.038.848 (89,2%) com biometria.

Em termos de número de eleitores, apenas São Paulo (33,2 milhões),  Minas Gerais (15,6 milhões), Rio de Janeiro (12,3 milhões), Bahia (10,2 milhões) e Rio Grande do Sul (8,3 milhões) ficam na frente do Paraná.

Mas se o dia 9 de maio é o prazo final para regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral, você sabe quem realmente precisa comparecer ao cartório eleitoral? Analise cada uma das situações a seguir e veja em qual você se encaixa (caso não se encaixe em nenhuma, não é necessário procurar a Justiça Eleitoral):

1 – Eleitores que deixaram de votar ou justificar a ausência às urnas em três ou mais turnos seguidos: o eleitor está em situação irregular e precisa regularizar sua situação porque seu título está cancelado. Não pode votar nas eleições de outubro nem obter certidão de quitação eleitoral, necessária para ter acesso a uma série de direitos. Para consultar sua situação, clique aqui.  

2 – Pessoas que precisam ou querem realizar o alistamento eleitoral para votar nas eleições de outubro deste ano: quem completa 18 anos em 2018 precisa realizar o alistamento eleitoral; quem completa 16 anos até 7 de outubro, data do 1º turno, pode solicitar o título.

3 – Transferência de local de votação: os eleitores que desejam transferir seu título de eleitor para uma outra cidade devem procurar o cartório.

4 – Eleitor com mobilidade reduzida: aqueles que desejam comunicar à Justiça Eleitoral sua condição para que votem em seção com acessibilidade precisam comparecer ao cartório.

5 – Nome social: os eleitores que desejam registrar no título de eleitor o nome social, o nome com o qual se identificam, podem fazer a solicitação no cartório eleitoral até o dia 9 de maio.