O Paraná Clube renovou contrato com o goleiro Richard, 26 anos. O jogador estava emprestado até dezembro de 2017 para o clube paranaense. Para permanecer para 2018, era necessário um acordo com o Água Santa, que possui os direitos do jogador.

Para ficar com o goleiro, o Paraná adquiriu 50% dos direitos econômicos do jogador. O novo contrato agora é de três anos – vai até o final de 2020.

Revelado nas categorias de base do São Paulo, Richard chegou ao Paraná em junho de 2017. Disputou 34 partidas pela equipe e virou um dos destaques da Série B..

Além de fechar com Richard, o Paraná tenta o empréstimo do volante Rodrigo Andrade, 20 anos, do Paysandu. O jogador, que também tem proposta do Vitória, foi um dos destaques do time do Pará na Série B de 2017. No total da temporada 2017, ele marcou cinco gols em 44 partidas.

O Paraná voltou aos treinos na terça-feira (dia 2). A estreia no Campeonato Paranaense será em 17 de janeiro, em Francisco Beltrão, contra o União.

Dos titulares de 2017, seguem com situação indefinida o meia Renatinho e o zagueiro Iago Maidana. Os três dependem de negociações com outros clubes (Mirassol e São Paulo) para uma renovação.

Já deixaram o Paraná o lateral-direito Cristovam (Suwon Samsung Bluewings-COR), o zagueiro Eduardo Brock (Goiás), o volante Gabriel Dias (Inter), o meia João Pedro (Atlético-PR) e o atacante Robson (Bangkok United-TAI).

O time paranaense já contratou cinco reforços para 2018: o goleiro Luis Carlos, os zagueiros Charles e Neris, o volante Alex Santana e o atacante Diego. Outras contratações engatilhadas são o centroavante Zé Carlos, do CRB, e o lateral-direito Alemão, do Internacional.

Os próximos reforços podem ser o meia João Paulo (Santa Cruz) e o centroavante Zé Carlos (CRB).