Para a torcida paranista, 2013 parece ter sido o ano das desilusões. No Paranaense, a equipe não conseguiu ir além de um quarto lugar na classificação geral e ainda viu um arquirrival, o Coritiba, ficar com a taça pela quarta vez consecutiva. Na Série B, após um início arrasador, a equipe, que parecia ter tudo para conseguir o acesso, acabou ficando pelo caminho e, restando duas rodadas para o fim do campeonato, o Tricolor já está fora da briga pelo G4.

Os fatores que levaram a equipe da Vila Capanema ao insucesso foram vários. Atrasos de salário e descaso dos jogadores são alguns dos mais apontados. Mas há um outro que parece ter marcado o ano paranista: o Trauma do Segundo Turno. Em duas das três competições que disputou no ano (também participou da Copa do Brasil), o Paraná teve um começo animador, mas acabou caindo de produção na segunda metade do campeonato.

No Paranaense, o Tricolor chegou a lutar pelo título do primeiro turno. Contudo, as coisas para o time de Toninho Cecílio começaram a desandar após um empate em 2 a 2 no Ecoestádio contra o J. Malucelli. A equipe, que chegou a liderar o estadual, acabou ficando a primeira parte do campeonato no 3º lugar, atrás do Coritiba e do Londrina.

No segundo turno, a promessa era de, novamente, o time lutar pela taça, para tentar chegar à final do Paranaense. Mas a campanha foi ruim. No 1º turno, foram 20 pontos em 11 jogos (aproveitamento de 60,6%). No 2º turno, foram apenas 19 pontos em 11 jogos (aproveitamento de 57,6%), que rendeu ao time o 5º lugar na segunda parte do campeonato e o quarto lugar na classificação geral.

Na Série B, a diferença do time no turno e no returno é ainda mais gritante. Já sob o comando de Dado Cavalcanti, o Tricolor conquistou 36 pontos em 19 jogos na primeira metade do campeonato (aproveitamento de 63,16%), encerrando o 1º turno da Segundona em terceiro lugar, cinco pontos a frente do Sport, o quarto colocado. No segundo turno, contudo, a equipe despencou. Foram apenas 15 pontos em 17 rodadas (aproveitamento de 29,41%), segunda pior campanha do returno, o que acabou sepultando o sonho paranista de voltar à elite do futebol brasileiro.