Geraldo Bubniak – Silvinho comemora gol do Paranu00e1 sobre o Cruzeiro

Paraná Clube e Cruzeiro empataram em 1 a 1 nessa quarta-feira (dia 13) à noite, na Vila Capanema, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou na zona de rebaixamento, com 10 pontos. A equipe mineira está na 8ª colocação, com 18 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool.

A partida foi a última dos dois times antes da pausa para a Copa do Mundo. A competição só retorna em 18 de julho. 

O Paraná reclamou muito da arbitragem durante e depois do jogo. No primeiro tempo, foram várias faltas polêmicas. No segundo tempo, o técnico Rogério Micale foi expulso por reclamação aos 16 minutos. Um minuto depois, o árbitro marcou um pênalti polêmico para o Cruzeiro. No lance, há o contato físico do zagueiro Neris com o lateral Brey. A falta não é clara e depende de interpretação. Além de ter o treinador expulso, oito jogadores do Paraná receberam cartões amarelos na partida.

[node:galeria id=566174]

ARTILHEIRO
O ponta Silvinho chegou a três gols em 11 jogos pelo Paraná em 2018. Com isso, é o vice-artilheiro do clube no ano, empatado com o centroavante Thiago Santos, que disputou 13 jogos. O artilheiro é o ponta Diego Gonçalves, com quatro gols em 11 jogos. 

TREINADOR
O técnico Rogério Micale completou 18 jogos pelo Paraná, agora com 6 vitórias, 6 empates e 6 derrotas.

ESCALAÇÕES
O Paraná tinha a volta do volante Leandro Vilela, que cumpriu suspensão e ganhou a vaga de Jhonny Lucas. O desfalque era o zagueiro Jesiel, lesionado. O esquema tático foi o 4-1-4-1, com Vilela como único volante. Torito González e Caio Henrique eram os meias pelo centro. Silvinho (esquerda) e Carlos (direita) completaram a linha de quatro do meio-campo. Thiago Santos ficou como centroavante. O Cruzeiro não tinha Egídio, Thiago Neves, Ariel Cabral e Edilson. O time usou o 4-4-2, com os quatro do meio-campo em linha. 

PRIMEIRO TEMPO
Os dois times priorizaram a marcação no primeiro tempo. O Paraná ficou recuado e tentou alguns contra-ataques com Silvinho na esquerda e Carlos na direita. No entanto, pouco incomodou. Já o Cruzeiro não teve pressa, rodou a bola e esperou uma brecha para atacar. Com isso, ficou com maior posse de bola e pouco atacou. No total, foram três boas jogadas ofensivas do time mineiro na primeira etapa contra uma da equipe paranaense.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo teve outro cenário. Os dois times avançaram e passaram a arriscar mais. O jogo ficou “lá e cá”, com ataques frequentes dos dois lados. Aos 7, saiu Caio Henrique e entrou Biteco. Com isso, Silvinho passou a jogar centralizado. Biteco ficou na direita e Carlos, na esquerda. Aos 10, Torito foi substituído por Jhonny Lucas. O esquema seguiu o mesmo 4-1-4-1. Aos 16, Micale foi expulso pelo árbitro, por reclamação. Aos 17, pênalti para o Cruzeiro. Rafael Sobis converteu: 1 a 0. O Paraná empatou aos 30, em cruzamento de Junior para Silvinho finalizar de cabeça: 1 a 1. Depois, o jogo seguiu equilibrado. Aos 39, Alex Santana entrou no lugar de Carlos.

ESTATÍSTICAS
Ao final dos 90 minutos, o Paraná somou 45% de posse de bola, 7 finalizações (1 certa), 89% de precisão nos passes e 2 escanteios. O Cruzeiro teve 55% de posse de bola, 9 arremates (3 certos), 90% nos passes e 4 escanteios. Os dados são do Footstats.

PARANÁ 1 x 1 CRUZEIRO
Paraná: Thiago Rodrigues; Júnior, Neris, Rayan e Igor; Leandro Vilela; Carlos (Alex Santana), Torito González (Jhonny Lucas), Caio Henrique (Biteco) e Silvinho; Thiago Santos. Técnico: Rogério Micale
Cruzeiro: Fábio; Ezequiel, Dedé, Léo e Marcelo Hermes; Lucas Romero e Lucas Silva; Mancuello (Brey), Robinho; Rafael Sobis e Raniel (Sassá). Técnico: Mano Menezes
Gols: Rafael Sobis (19-2º), Silvinho (30-2º)
Cartões amarelos: Junior, Torito, Neris, Igor, Biteco, Carlos, Rayan, Jhonny Lucas (P). Ezequiel, Lucas Silva (C). 
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Público: 5.131 pagantes (6.033 total)
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo

19 – Raniel cruza. Sóbis recebe na área, gira e chuta para fora. 
20 – Ezequiel cruza. Thiago Rodrigues e Rayan se atrapalham, mas conseguem tirar a bola no susto.
34 – Torito tenta o chute de fora da área, mas acaba trombando em Ezequiel e cai pedindo falta. 
38 – Thiago Santos toca para Silvinho, que chuta cruzado, mas fraco. Fábio segura. 
41 – Bola longa. Raniel dá um chapéu em Rayan e rola para Robinho, que chuta ao lado do gol. 
45 – Mancuello recebe na área, gira e chuta cruzado. Thiago Rodrigues espalma.

Segundo tempo
2 – Raniel invade a área e chuta. Thiago Rodrigues espalma. Robinho pega o rebote e chuta para fora.
5 – Thiago Santos faz o pivô e ajeita para Silvinho, que chuta sobre o gol.
19 – Gol do Cruzeiro. Brey cai ao dividir com Neris. O árbitro marca pênalti. Sobis bate no alto. A bola toca na trave e entra.
30 – Gol do Paraná. Junior cruza. Silvinho cabeceia. A bola desvia na zaga e mata o goleiro.