O Paraná é o Estado com melhor índice de doações de órgãos no primeiro semestre de 2018 – foram 50 doações a cada milhão de habitantes. A média nacional é de 17 doações. No período, houve 602 notificações de potenciais doadores e 284 doações efetivas. O resultado foi descrito como “espetacular” pela publicação oficial da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), divulgada nesta semana. 
Além da liderança no número de doações, o Paraná segue em primeiro lugar em identificação e diagnóstico de morte encefálica, com taxa de 106 notificações por milhão de população. O Estado ainda é líder em transplante renal, com 60 doações a cada um milhão de habitantes. De janeiro a junho, 343 transplantes do órgão foram concretizadas no Estado.
No levantamento da ABTO, o Paraná apresenta o menor índice de recusas de famílias. Apenas 25% das famílias entrevistas pelas equipes paranaenses decidiram não fazer a doação. No país, a média de recusa após entrevista é de 43%. 
“Isso é reflexo direto da capacitação dos profissionais, aliada à solidariedade das famílias paranaenses”, ressalta o secretário da saúde, Antônio Carlos Nardi.