O Paraná está perto de atingir a marca de 10 mil casos confirmados de dengue. O boletim da Secretaria de Estado da Saúde divulgado nesta semana mostra que, até o dia 25 de maio, eram 9.976. casos. São 1.818 a mais que na semana anterior, que havia apresentado 8.158 casos. A maioria é de casos autóctones – mais de 9 mil casos aconteceram nas cidades de origem das pessoas infectadas. O Paraná não tinha registro tão alto desde o ano epidemiológico de 2015/2016, quando foram mais de 56 mil casos. Nos últimos anos o número de casos não passou dos mil.

Além da quantidade de casos, o boletim também confirmou mais três óbitos em decorrência da doença. Os três casos de morte pela doença confirmados nesta semana foram registrados em Foz do Iguaçu (uma mulher de 69 anos, com quadro de cardiopatia e asma); em Ibiporã (uma mulher de 54 anos portadora de hipertensão); e em Loanda (um idoso de 83 anos, sem doenças crônicas). Agora são 16 os casos de óbitos.

O Paraná soma 60.393 notificações para a dengue — 44 municípios estão em epidemia e 40 em alerta. O informe ainda confirma mais dois novos casos de chikungunya, um em Maringá e outro em Cambira. Agora, o Paraná tem quatro casos confirmados da doença, que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

O ano epidemiológico da dengue termina em julho.