Franklin de Freitas

A retomada da economia está se refletindo no aumento do número de empresas em funcionamento. Segundo o Mapa de Empresas do Ministério da Economia, em setembro foram abertos no país 252.840 negócios a mais do que foram fechados.

No Paraná o saldo também foi positivo quando analisado o segundo quadrimestre do ano fechado em agosto. Foram76.044 empresas abertas e 24.423 fechadas, com um saldo positivo de 51.621 empresas no período.

Levando em consideração os últimos 12 meses, o Paraná tem um saldo positivo de 147.395 empresas, com a abertura de 221.740 empresas e o fechamento de 74.345.

No Brasil, as atividades econômicas de maior destaque na criação de empresas em setembro foram: cabeleireiros, manicure e pedicure; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; comércio varejista de bebidas; restaurantes e similares.

Segundo a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a modernização das Juntas Comerciais e a ampliação da oferta de serviços no portal gov.br contribuíram para a redução do tempo médio de abertura de empresas.

Medidas que entraram em vigor com a Lei de Liberdade Econômica, como o registro automático de empresas e a dispensa de alvará para atividades de baixo risco, também foram decisivas na avaliação do órgão.

Regiões — No segundo quadrimestre de 2020, a região Centro-Oeste destacou-se com aumento de 8,9% em relação ao primeiro quadrimestre de 2020. Na região Sul o crescimento foi de 5,7%, e ficou acima apenas do Nordeste (2,3%).

O Norte teve alta de 7,5% e o Sudeste de 6,7% entre o primeiro quadrimestre e o segundo.