Divulgação

Entre os 399 municípios do Paraná, apenas um irá neste domingo (29 de novembro) às urnas para definir a eleição municipal. É Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, que trava uma disputa inédita entre duas mulheres: Mabel Canto (PSC) e Professora Elizabeth (PSD).

Até o final da manhã de hoje, o andamento do pleito era tranquilo no município. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), a primeira e até agora única substituição de urna eletrônica aconteceu às 11h45. A Polícia Militar (PM), por sua vez, registrou cinco chamdas sobre ocorrências eleitorais na cidade, sendo que em três das situações nada foi constatado. Nas outras, um suspeito foi abordado e também houve um caso de perturbação de sossego, mas sem prisões.

Na manhã deste domingo, conforme se confere nas imagens acima, as duas candidatas já foram votar. A pesquisa mais recente, lançada no último dia 21 pelo Paraná Pesquisas, colocava Mabel Canto um pouco na frente, com 43,6% das intenções de voto, contra 43,1% de Professora Elizabeth. Teremos no Paraná, portanto, uma das disputas mais acirradas, já que 5,8% dos eleitores estavam indecidos (além de 7,5% declarar que votaria em branco ou nulo).

No primeiro turno, a filha do ex-prefeito Jocelito Canto (que encabeçou o executivo municipal entre 1997 e 2000) ficou com 37,27% dos votos válidos, tendo somado 10 mil votos a mais que a atual vice-prefeita, Professora Elizabeth, que somou 31,15%.

Marcio Pauliki (SD) ficou em terceiro, com 26,76%, e agora apoia Mabel Canto. Já o governador Ratinho Junior está do lado da vice-prefeita, que é de seu partido.