Rui Santos / Paraná Clube – Gilmar Dal Pozzo

O Paraná vai tentar fora de casa, nesta segunda-feira (28), algo que não consegue fazer em casa: vencer uma partida. Às 20 horas, o time duela contra a Chapecoense, em Chapecó. A partida é válida pela 31ª rodada da Série B.

Em casa, o Paraná não venceu nenhuma partida no returno da Série B. Foram um empate e quatro derrotas. A única vitória no returno ocorreu em Maceió: 2 a 0 sobre o CRB. Ainda houve cinco derrotas fora de casa no returno. Por causa desse desempenho, o time, que estava em 8º lugar ao fim do primeiro turno, hoje aparece na zona de rebaixamento.

A necessidade de vencer a Chapecoense – que briga pela liderança – em Chapecó também ocorre porque o Paraná perdeu na última rodada. Mesmo em casa, levou 1 a 0 de um time que também lutava para não cair, o Brasil de Pelotas.

O Paraná está com 32 pontos, em 18º lugar. Na 31ª rodada, Figueirense e Náutico venceram seus jogos neste sábado (26) e foram a 35 pontos. Se o time paranaense triunfar nesta segunda-feira, passa à frente dos dois e, ao menos, termina o ano fora da zona de degola. Além disso, encosta em Vitória (36 pontos) e CRB (37), que perderam seus jogos na rodada. Em 2021, serão disputadas as sete últimas rodadas da Série B.

Nas contas do técnico Gilmar Dal Pozzo, o Paraná precisa de 4 vitórias nos 8 jogos restantes, incluindo o desta segunda-feira. Quatro adversários estão brigando pelo acesso á primeira divisão: Chapecoense (fora de casa), Cuiabá (em casa), CSA (em casa) e Sampaio Corrêa (fora de casa). Outros três lutam contra o rebaixamento: Náutico (fora de casa), Botafogo-SP (em casa) e Oeste (fora de casa). O último jogo é contra o Cruzeiro, na Vila Capanema.

Para esta segunda-feira, Dal Pozzo espera poder contar com o goleiro Renan. Ele se lesionou na partida contra o Brasil de Pelotas, na última segunda-feira (21), mas acelerou sua recuperação. Se ele não jogar, Filipe assume o gol. Outra dúvida é no meio. O volante Luan está lesionado e Jhony Douglas está suspenso e em fim de contrato. Com isso, o treinador pode colocar Kaio e Karl de volantes ou escalar Renan Bressan mais avançado, deixando Higor Meritão de volante.

Chapecoense

Com 59 pontos, a Chapecoense tenta reassumir a liderança da Série B. No sábado, o América-MG derrotou o CRB (1 a 0) e foi a 60 pontos. Para o jogo contra o Paraná, o técnico Umberto Louzer (ex-Coritiba) tem três desfalques na defesa: os zagueiros Luiz Otávio e Joílson e o lateral-esquerdo Alan Ruschel, todos machucados. Derlan será um dos zaguyeiros, enquanto a outra vaga está entre Kadu e Felipe Santana. Na lateral, deve jogar Busanello.

CHAPECOENSE x PARANÁ

Chapecoense: João Ricardo; Matheus Ribeiro, Kadu (Filipe Santana), Derlan e Busanello; Ronei, Willian Oliveira e Denner; Aylon, Mike e Anselmo Ramon. Técnico: Umberto Louzer
Paraná: Renan (Filipe); Paulo Henrique, Rafael Lima, Fabrício e Jean Victor; Kaio (Renan Bressan) e Karl; Wandson, Higor Meritão e Thiago Alves; Bruno Gomes. Técnico Gilmar Dal Pozzo.
Árbitro: Graziani Maciel Rocha (RJ)
Local: Arena Condá, em Chapecó, segunda-feira, às 20 horas