Geraldo Bubniak / AGb – Guilherme Santos

Thiago Rodrigues; Eder Sciola, Leandro Almeida, Rodolfo e Guilherme Santos; Luiz Otávio e Fernando Neto; João Pedro, Matheus Anjos e Bruno Rodrigues; Jenison. Esse foi a base do time titular do Paraná Clube na Série B de 2019. Ao menos, foram os que mais jogaram em suas respectivas posições. Para 2020, mais de metade desses jogadores está de saída.

Dos 11, apenas cinco têm contrato para o próximo ano: o goleiro Thiago Rodrigues, o lateral Eder Sciola, o zagueiro Rodolfo, o volante Luiz Otávio e o atacante Jenison.

Entre os outros seis, três deles já deixaram o clube: os meias João Pedro e Matheus Anjos e o meia-ponta Bruno Rodrigues. Os três foram emprestados pelo Athletico. João Pedro e Matheus Anjos retornaram à Arena da Baixada. Bruno Rodrigues anunciou que deixaria o Athletico e, assim, está sem clube para 2020.

O lateral Guilherme Santos, por sua vez, está vinculado à Tombense (MG) e também veio por empréstimo. Há duas semanas, após o empate em 1 a 1 com o Criciúma, o jogador agradeceu ao clube paranaense e deu a entender que não ficaria para 2020. Guilherme Santos foi o jogador que mais vezes defendeu o Paraná como titular na Série B: 36. O volante Fernando Neto pertence ao Fluminense e também estava na Vila Capanema por empréstimo. O zagueiro Leandro Almeida, por fim, tem contrato até o fim deste ano e está sem destino para 2020.

Além deles, o clube não terá o técnico Matheus Costa para 2020. Segundo o diretor de futebol, Alex Brasil, havia uma questão interna a se resolver antes de negociar uma renovação. Contudo, o treinador se antecipou e, nesta terça-feira (3), anunciou que não ficaria.