Divulgação/Paraná Clube – Jogadores do Paraná Clube comemoram a vitória em Campo Largo

O Paraná Clube conseguiu sua terceira vitória consecutiva na edição 2022 do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Nessa quinta-feira (dia 11), venceu por 2 a 1 o Vitória, no estádio Atílio Gionedis, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, e terminou a primeira fase em segundo lugar do Grupo A. O Grêmio avançou como líder. Vitória e Brasil de Pelotas-RS foram eliminados. Clique aqui para ver a tabela de jogos, no site da CBF.

Essa é a melhor campanha do Paraná Clube na história da competição. O Tricolor da Vila Capanema participou pela primeira vez do Brasileiro de Aspirantes em 2019 e ficou em último (16º) lugar, com 2 vitórias e 6 derrotas. Em 2020, terminou em 13º lugar entre 16 participantes, com 2 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. Em 2021, o clube não participou.

Em 2022, os times jogavam em turno e returno (6 rodadas) na primeira fase. Os dois primeiros de cada grupo avançam para as quartas de final. No mata-mata, o Paraná vai enfrentar o Red Bull Bragantino.

A CAMPANHA DO PARANÁ
Na primeira fase do Brasileirão de Aspirantes
Vitória 1×0 Paraná
Paraná 2×2 Brasil-RS
Grêmio 2×0 Paraná
Paraná 3×1 Grêmio
Brasil-RS 0x3 Paraná
Paraná 2×1 Vitória

OS CLASSIFICADOS
Para as quartas de final
Grêmio
Paraná
RB Bragantino
Vila Nova
Sport
Fluminense
Cuiabá
Fortaleza

ESCALAÇÃO
Os gols do Paraná contra o Vitória foram do zagueiro Breno e do meia Gui Marques. O técnico Rodrigo Rojas usou os seguintes jogadores como titular:

Thiago Igor, goleiro, 23 anos, ex-Laranja Mecânica e PSTC
Guizão, zagueiro, 20 anos, categorias de base
Breno, zagueiro, 27 anos, ex-União Luziense-MG
Gabriel Piter, zagueiro, 19 anos, ex-América-MG
Felipe Melo, lateral-esquerdo, 20 anos, ex-Marília-SP
João Miranda, volante/meia, 20 anos, categorias de base
Léo Carvalho, volante, 22 anos, ex-América-MG
Gui Marques, meia-atacante, 19 anos, categorias de base
Erick, atacante, 21 anos, ex-Betim-MG
Mikael, atacante, 19 anos, categorias de base
Ramon, atacante, 22 anos, ex-Próspera-SC

REGULAMENTO
A competição é destinada a jogadores sub-23, mas o regulamento permite a utilização quatro atletas acima dessa idade. Há também o limite de usar no máximo oito atletas sub-19.

HISTÓRIA
O Brasileirão de Aspirantes começou a ser disputado no formato atual em 2017. Naquele ano, o Internacional foi campeão. Em 2018, o título ficou com o São Paulo, que eliminou o Coritiba nas semifinais. Em 2019, o campeão foi o Internacional. Em 2020 e 2021, os títulos ficaram com o Ceará e com o Grêmio, respectivamente.

OBJETIVO
O principal objetivo do Brasileiro de Aspirantes é dar espaço para jogadores em recuperação ou atletas sub-23. Esse modelo é usado nos principais países da Europa. Na Inglaterra, é disputada anualmente a Reserve League, com propósito semelhante aos aspirantes. No filme Goal, de 2005, o protagonista, Santiago Munez, começa sua jornada no Newcastle United disputando a Reserve League. Em outros países, como Alemanha e Espanha, os times B atuam nas divisões inferiores – é o caso do Barcelona B e do Real Madrid Castilla (ambos na terceira divisão).