Joka Madruga

Depois de 41 dias, o Paraná Clube se reencontrou com seu torcedor na Vila Capanema na noite deste sábado (04 de maio). Jogando contra o CRB pela segunda rodada da Série B, o time paranaense teve uma atuação segura e alcançou sua primeira vitória dentro da competição nacional. O gol solitário do confronto foi marcado pelo lateral-esquerdo Guilherme Santos, aos 20 minutos do primeiro tempo.

Com o triunfo, a equipe comandada por Matheus Costa chega aos quatro pontos na tabela e sobe para a sétima colocação. No próximo sábado (11 de maio), o desafio será contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, às 19 horas.

Já o Galo alagoano segue zerado em pontos – na primeira rodada, perdeu em casa para o Londrina por 2 a 1, de virada – e aparece na 18ª colocação. Também no próximo sábado às 19 horas, a equipe visita o Brasil de Pelotas, lanterna da competição, no Estádio Bento de Freitas.

Escalações

Matheus Costa promoveu duas mudanças no time do Paraná, com o meia-atacante Matheus Anjos no lugar de João Pedro, lesionado, e Éder Sciola reassumindo a titularidade na lateral-direita, com Sueliton ficando no banco de reservas. O único desfalque era o jovem volante Jhonny Lucas, que ainda aprimora a condição física.

Pelo lado dos alagoanos, Marcelo Chamusca colocou Júnior, ex-jogador do Paraná, no lugar de Daniel Borges na lateral-direita; o zagueiro Guilherme Mattis na vaga de Wellington Carvalho, lesionado; o meia Guilherme Costa no lugar de João Paulo; e o atacante Felipe Ferreira, contratado junto ao Ferroviário (SP), na posição que era de Mailson.

O Jogo

Jogando em seus domínios, o Paraná tratou de botar pressão no Galo desde o primeiro minuto. Embora numericamente o controle não tenha sido absoluto (o CRB, por exemplo, teve mais posse de bola – 51,4%), em termos de ações de jogo o domínio dos paranaenses foi amplo.

A primeira chance de gol veio aos 14 minutos, em cobrança de falta precisa de Itaqui. Aos 20 minutos, Guilherme Santos foi bem na sobra da cobrança de escanteio e acertou um bom chute da entrada da área para abrir o placar. Aos 38, foi vez de Matheus Anjos arrematar com perigo – o zagueiro Guilherme Mattis tirou a bola, que já tinha vencido o goleiro Edson, de cima da linha.

Os alagoanos, por sua vez, nada criaram de perigoso. Por conta disso, Marcelo Chamusca voltou para a etapa final com duas mudanças: Felipe Menezes e Daniel Borges nas vagas de Guilherme Costa e Júnior. No Paraná, Matheus Costa fez a primeira substituição aos 15 minutos, com Caio Rangel no lugar de Ramon. Aos 25, colocou Fernando Neto no lugar de Matheus Anjos. E aos 35 minutos, a última substituição dos dois lados, com Marlyson entrando no lugar do lesionado Alesson no Paraná e o atacante Zé Carlos substituindo Victor Rangel no CRB.

O cenário que se desenhou, então, foi de uma equipe visitante tentando pressionar o adversário, enquanto os donos da casa aumentavam a cadência no meio de campo e a velocidade pelos lados na tentativa de aproveitar um contra-ataque. A grande chance de gol veio aos 31 minutos, mas o goleiro do Galo evitou incrivelmente o gol de Éder Sciola. Nos minutos finais os visitantes ainda pressionaram e arriscaram diversos cruzamentos para a área, mas pouco produziram de efetivo, sem conseguir alterar o placar.

PARANÁ 1 x 0 CRB

Paraná: Thiago Rodrigues; Éder Sciola, Eduardo Bauermann, Rodolfo e Guilherme Santos; Luiz Otávio e Itaqui; Alesson (Marlyson), Matheus Anjos (Fernando Neto) e Ramon (Caio Rangel)
CRB: Edson Mardden; Júnior (Daniel Borges), Guilherme Mattis, Éwerton Páscoa e Igor; Claudinei, Dirceu Lucas, Victor Rangel (Zé Carlos), Guilherme Costa (Felipe Menezes) e William Barbio; Felipe Ferreira. Técnico: Marcelo Chamusca
Gols: Guilherme Santos (20-1º)
Cartões amarelos:
Igor, Dirceu Lucas (C); Itaqui, Luiz Otávio, Thiago Rodrigues (P)
Árbitro: Daniel Nobre Bins (RS)
Público: 4.690 pagante (5.757 total)
Renda: R$ 110.755,00
Local: Vila Capanema, em Curitiba (PR), sábado (04 de maio) às 19 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

4 – Cruzamento fechado de Eder Sciola após passe de Jenison. Bola por cima do gol.

13 – Linda bola enfiada de Luiz Otávio para Alesson. O jovem dispara, ganha na velocidade de Igor, mas é derrubado por um carrinho de Igor na entrada da área. Falta e cartão para o jogador do CRB.

14 – Cobrança de falta de Itaqui. A bola vai no ângulo, bem colocada mas sem muita força. Edson se estica todo e pratica grande defesa.

20 – Gol do Paraná! Cobrança de escanteio. A zaga do Galo afasta, Guilherme Santos antcipa a marcação e fica com a bola na entrada da área. Ele domina e chuta no canto. Edson chega a tocar na bola, mas não evita o gol.

38 – Matheus Anjos recebe na entrada da área, corta o marcador e bate colocado. A bola vence o goleiro, mas Mattis estava embaixo da trave para salvar em cima da linha.

46 – Matheus Anjos recebe na intermediária e dá ótima enfiada para Alesson. No um contra um contra o zagueiro, ele tenta o corte que o deixaria na cara do gol e acaba desarmado.

Segundo tempo

10 – Cobrança de falta da intermediária. Felipe Ferreira bate colocado, direto para o gol, e Thiago Rodrigues tira com um soco.

31 – Cruzamento rasteiro de Alesson. Eder Sciola aparece bem colocado dentro da área e chuta, mas Edson faz defesa incrível e salva o CRB.

35 – Fernando Neto recebe na lateral, corta para a entrada da área e chuta forte, por cima do gol.