GULFOOD, ORIENTE MÉDIO
A edição 2022 da Gulfood, maior feira do setor de alimentos e bebidas do Oriente Médio, contou com a presença do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB/PR) e do coordenador político da bancada, deputado Pedro Lupion (DEM/PR). A Gulfood é a principal feira B2B (modelo de negócios em que uma empresa vende para outras empresas) e contempla bebidas, lácteos, óleos, produtos free-from (produto alimentício livre de algum tipo de substância específica), carne e frango, grãos e cereais.
FERTILIZANTE E PRODUTOS
Em visita à Shiraz, no Sul do Irã, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, ressaltou o potencial para que Brasil e Irã estreitem ainda mais suas relações bilaterais no campo agroalimentar. Em um evento realizado pela Câmara de Comércio de Shiraz, a ministra ouviu empresários iranianos interessados em fazer negócios com o Brasil e destacou que o Brasil tem interesse em aumentar as exportações e, ao mesmo tempo, comprar fertilizantes iranianos. 
IMÓVEIS RURAIS
O Brasil reuniu 6.481.509 cadastros rurais até o fim de 2021. O número considera o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de imóveis rurais, de territórios tradicionais de povos e comunidades tradicionais e de assentamentos da reforma agrária, nas situações ativo, pendente e suspenso. O total de cadastros é equivalente a uma área de mais de 616.3 milhões de hectares. Os dados foram divulgados em boletim do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). 
EMBRAPA
Uma estatal de grande relevância para o Brasil e o mundo, responsável pelo desenvolvimento do agronegócio do País, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pretende modificar seu modelo de negócios. A ideia é criar uma associação com empresas privadas para colocar no mercado os produtos desenvolvidos em seus centros de pesquisa, tornando-se financeiramente independente do orçamento federal. 
IBGE
O diretor técnico e o coordenador do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi e Renato Conchon, se reuniram, com o diretor de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo Pereira, e o chefe da unidade do órgão no Paraná, Sinval Dias dos Santos, para discutir uma série de ações conjuntas voltadas para o agro. Um dos temas do encontro foi o Censo Demográfico 2022. 
NEGÓCIOS
A missão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) ao Oriente Médio termina com balanço positivo, afirmou a diretora de Relações Internacionais, Sueme Mori. O grupo liderado pelo vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira. Durante a missão a confederação inaugurou um escritório em Dubai, no dia 13, terceira representação internacional da entidade, que já tem escritório em Xangai e Singapura. 
DIGITAL
Após a oficialização de uma parceria entre a Coopavel Cooperativa Agroindustrial, o Parque Tecnológico Itaipu – PTI Brasil, ExoHub, Claro, Fundetec e outras instituições, foi lançado oficialmente, durante a 34ª edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), o Espaço Impulso, que nasceu com a missão de se tornar um hub nacional do agronegócio, conectando startups, indústrias do setor, academia e investidores.
LEVANTAMENTO
Uma pesquisa inédita da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre as condições das lavouras de soja contou com apoio do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná). O objetivo da Conab é analisar a produtividade da oleaginosa em estados que apresentaram quebra de safra de forma objetiva em locais selecionados aleatoriamente, com apoio de instituições do setor.
CLIMA
As condições climáticas têm auxiliado os produtores nestas primeiras semanas de 2022 e as colheitas de soja e milho, dois dos principais grãos produzidos no Paraná, avançam em velocidade superior à registrada no mesmo período do ano passado. Esse é um dos temas do Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 11 a 17 de fevereiro. O documento é preparado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
AMPLIAÇÃO
A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), em conjunto com a Federação da Agricultura (Faep), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (Fetaep) e Organização das Cooperativas (Ocepar), encaminhou dia (16) documento para o Ministério da Agricultura, com vistas a contribuir para a construção do Plano Safra 2022/23. A proposta é que sejam liberados R$ 333,8 bilhões para todo o País. No período 2021/22, foram R$ 251,2 bilhões.
CONTROLE
A broca-da-erva-mate (Hedypathes betulinus), conhecida também como besouro corintiano, é uma das principais pragas que ataca os ervais. As larvas do besouro constroem galerias no tronco da erveira, impedindo a circulação normal da seiva, prejudicando o desenvolvimento da planta e podendo acarretar até mesmo a morte do pé de erva-mate. É justamente a partir deste mês (fevereiro) que a broca aparece no erval, o que exige do produtor uma reação imediata para o controle da praga. 
(Com informações de assessorias)
* Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista.