Luiz Costa/SMCS

Parceira da Rede de Proteção Animal, da Prefeitura de Curitiba, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil, vai se instalar dentro do Parque da Barreirinha a partir do segundo semestre de 2019.

O pavilhão, cedido pelo município por meio do Decreto 636/2019, foi vistoriado da manhã desta terça-feira (25/6) pelo prefeito Rafael Greca.

“Temos certeza de que com boas instalações, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente colherá bons frutos em seu trabalho”, disse o prefeito.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, lembrou o trabalho que já vem sendo desenvolvido em parceria com a DPMA, com resultados efetivos na fiscalização e combate a crimes ambientais.

“Agora, com a sede dentro de um parque, [a delegacia] vai garantir ainda mais segurança à população que frequenta o espaço”, reforçou. Além da vistoria, foi feita a entrega simbólica das chaves do pavilhão.

Ampliação de atuação
Para o delegado-titular da DPMA, Matheus Layola, a nova sede representa uma oportunidade de consolidar a parceria com o município e criar referência na atuação da proteção ao Meio Ambiente no Brasil.

“Esse modelo de gestão de parceria nos permite mais forças para combater os crimes contra a fauna e a flora”, disse. A mudança ainda deve permitir, de acordo com o delegado, a contratação de novos agentes e aumentar a capacidade de investigação.

Hoje a Delegacia ocupa uma casa alugada no bairro Bacacheri, que não atenderia na totalidade as necessidades das atividades diárias dos agentes.

A área
O pavilhão, de cerca de 400 metros quadrados, fica no segundo grande parque da capital paranaense, onde está uma das nascentes do Rio Bacacheri.

Criado em 1959 e entregue à população em 1972, o Parque da Barreirinha apresenta a maior representatividade da fauna e flora da cidade.

Acompanharam a vistoria o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel; e o chefe da Divisão de Polícia Especializada da Polícia Civil, Alexandre Macorin de Lima.

Pela Secretaria do Meio Ambiente, compareceram o superintendente de Obras e Serviços, Reinaldo Pilotto; e os diretores de Parques e Praças, Jean Brasil; de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo; e se Serviços Especiais, Luís Augusto Dissenha.