Franklin de Freitas – Mini Ferroviário no Estação conta a história das ferrovias

Janeiro acaba sendo um mês de transição entre o período de festas de fim de ano e o Carnaval. Mas se engana quem acha que ele não oferece atividades. Desde ontem, por exemplo, estão abertas as inscrições para alguns cursos de férias nas unidades da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), assim como para a Colônia de Férias no Museu Oscar Niemeyer (MON). Ainda há atividades para as crianças nos shoppings da Capital, além dos tradicionais passeios da cidade.
Nas unidades da FCC, são ofertados cursos de violão, violino (Rua da Cidadania da Matriz, de 8 a 29 de janeiro), oficinas de artes visuais (Museu da Gravura, de 7 de janeiro a 9 de fevereiro) e até de quadrinhos (Gibiteca, de 26 e 29 de janeiro, 1º e 2 de fevereiro).
O MON realiza a Colônia de Férias entre os dias 22 e 25 de janeiro, das 14 horas às 17h30. Haverá atividades com programações diferentes a cada dia. A Colônia é destinada para crianças entre 6 e 11 anos, com 60 vagas por dia.
Quem ficar em Curitiba neste período de férias também encontra lazer nos shoppings. No Estação, por exemplo, há espaços destinados às crianças, como o Mini Ferroviário, espaço desenvolvido especialmente para o público infantil aprender de forma divertida e interativa a história ferroviária do Paraná. O Mini Ferroviário funciona no piso L1 de terça-feira a sábado, das 10 às 18 horas, e aos domingos e feriados das 11 às 19 horas. A visitação é gratuita.
O Estação ainda tem brinquedão com piscinas de bolinhas e passeio de trenzinho.

FAS promove Auto de Reis e entrega presentes nas regionais
A encenação do Auto de Reis é uma das atrações programadas pela Prefeitura, a partir de hoje, para crianças atendidas pelos programas sociais da Fundação de Ação Social (FAS) nas dez Administrações Regionais da cidade. A garotada poderá brincar, lanchar e receber presentes. Os brinquedos foram arrecadados em 2017, mas não puderam ser distribuídos no Natal em razão das restrições da legislação eleitoral para 2018.
O evento começa pelas Ruas da Cidadania do Portão (manhã) e do Tatuquara (tarde). Durante a tarde haverá a entrega simultânea de presentes para as crianças do Caximba, na igreja do bairro. Serão entregues 200 presentes em cada Rua da Cidadania e 4.300 no Caximba.
Os brinquedos restantes serão entregues nas unidades da FAS, de acordo com a programação de cada uma. Ao todo serão distribuídos 21.500 presentes – um para cada criança entre 6 e 10 anos acompanhadas nos Cras.