O Governo do Estado quer ampliar a utilização do entorno da represa do Iraí e do Parque da Ciência Newton Freire Maia, antigo Parque de Exposição Presidente Castelo Branco, instalado na Estrada da Graciosa, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

O assunto foi discutido nesta segunda-feira (17), no Palácio Iguaçu, entre o chefe da Casa Civil Valdir Rossoni e representantes das secretarias estaduais da Agricultura, Meio Ambiente, Educação, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior além da Procuradoria-Geral do Estado.

A primeira decisão anunciada é a criação de um comitê gestor para estudar as possibilidades para o melhor desempenho das atividades já desenvolvidas no local e também para feiras agropecuárias, gastronômica, atividades esportivas, de pesquisas ambientais relacionadas à educação ambiental e agroecologia. O grupo será coordenador pelo secretário da Agricultura, Norberto Ortigara.

Atualmente, o espaço é utilizado somente pelo Parque da Ciência, pelo Centro Estadual de Educação Profissional e pela Escola de Cinema e Audiovisual da Faculdade de Artes do Paraná (FAP).

Vamos estudar medidas para melhorar o aproveitamento do espaço, que é enorme. E entre as ideias estão aumentar o número de visitação das escolas, parcerias com entidades e realização de feiras temáticas. Mas o projeto final ainda está em discussão e será apresentando em breve, adiantou Ortigara.