Franklin de Freitas – Novo confirma João Guilherme

Novo e PV abrem nesta segunda-feira (31) a temporada de convenções partidárias que vão oficializar os candidatos a prefeito e vereador para as eleições de novembro, em Curitiba. Ambas as legendas farão votações de forma virtual, através de videoconferências, pela primeira vez, por causa da pandemia do Covid-19. O formato foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como forma de prevenção contra a disseminação do coronavírus.

O Novo vai confirmar a candidatura do médico-oftalmologista João Guilherme a prefeito, e Geovana Conti para vice-prefeita. A convenção também oficializa a chapa de candidatos à Câmara Municipal, com 32 nomes, sendo dez mulheres.

Já Partido Verde vai lançar o professor e historiador Renato Mocellin para a disputa pela sucessão do prefeito Rafael Greca. O PSD de Curitiba convocou a convenção para 10 de setembro, para referendar a candidatura do deputado federal Ney Leprevost. Já o PDT marcou para 12 de setembro o encontro que vai oficializar a candidatura do ex-prefeito e deputado federal Gustavo Fruet à prefeitura da Capital. Mesmo dia em que o PSL deve confirmar a candidatura a prefeito do deputado estadual Fernando Francischini. E também o PCdoB, que lançará Camila Lanes para a prefeitura.

Pelo novo calendário aprovado pelo TSE, as eleições foram adiadas de outubro para novembro, sendo o primeiro turno no dia 15 e o segundo no dia 29. Com isso, as convenções também foram adiadas, e devem ocorrer a partir de hoje, até 16 de setembro.

Autonomia

Os partidos poderão realizar suas convenções em formato virtual, tendo autonomia para optar pela ferramenta mais adequada. Além da escolha de candidatos e formação de coligações majoritárias, esses eventos também servirão para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo eleitoral. Também a partir de hoje, os partidos já poderão registrar seus candidatos na Justiça Eleitoral.

O prazo vai até 26 de setembro, mas o Tribunal Regional Eleitoral (TER/PR) recomenda que os partidos façam seus registros com antecedência para evitar acúmulo de pedidos, congestionamento no sistema e aglomeração nas zonas eleitorais. “É muito importante que os candidatos se antecipem para conseguir todos os documentos necessários a instruir os registros de candidaturas. Em vez de deixar para a última hora, recomendamos que se antecipem, de modo a evitar percalços nos julgamentos dos pedidos”, alerta a servidora Mônica Turchenski, chefe da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba.