Geraldo Bubniak/ANPr

O número de pessoas afetadas pelo temporal que atingiu a Região de Curitiba e algumas cidades do interior do Paraná chegou a 28.008 neste domingo (2), três dias após as fortes chuvas, informou o novo boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, atualizado às 14h30 deste domingo. O número de casas danificadas também subiu para 4.834 residências, e 198 pessoas permanecem desalojadas. Em Guarapuava, uma criança de oito meses morreu devido ao desmoronamento de um muro. Duas pessoas ficaram feridas.

Vendaval, chuva forte e granizo atingiram Curitiba, a região metropolitana da capital, além de Guarapuava, Prudentópolis e União da Vitória. Ao todo 39 municípios foram atingidos, em maior ou menor escala, no Estado.

DONATIVOS – A Defesa Civil Estadual iniciou no sábado (1º) a entrega de materiais de ajuda humanitária aos municípios atingidos pelas chuvas dos últimos dias. Piraquara e Rio Branco do Sul, que foram fortemente atingidos pela chuva e granizo da última quinta-feira e tiveram que decretar Situação de Emergência por causa dos danos e prejuízos que foram causados, começaram a distribuição neste domingo para a população. De acordo com a Defesa Civil, se houver necessidade, novos donativos serão entregues durante a semana.

A Defesa Civil Estadual mobilizou equipes para auxiliar nos carregamentos e na entrega dos materiais. Foram destinadas telhas, além de kits dormitório, higiene e limpeza, para assistir as famílias atingidas. A prioridade de atendimento são as famílias mais vulneráveis e que possuem menor capacidade de recuperação.

O Coronel Ricardo Silva, Coordenador Estadual de Defesa Civil, acompanhou a entrega. Para ele “o atendimento mostra o compromisso do nosso Governo em ter agilidade e eficiência no atendimento à população”. “Isso é preponderante para que o sofrimento das pessoas atingidas seja diminuído”, ressaltou.

MUNICÍPIOS – Piraquara teve 1.051 residências afetadas, além de 13 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Já em Rio Branco do Sul foram 893 residências afetadas pelo desastre – 33 pessoas tiveram de deixar suas residências e aguardam auxílio para poder retornar.