SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A passagem de violentos tornados e a ocorrência de tempestades deixaram ao menos sete mortos no centro dos EUA nesta semana, sendo os estados mais afetados Missouri e Oklahoma, afirmaram as autoridades nesta quinta-feira (23).


Três mortos e vários feridos foram registrados em Golden City, Missouri, cerca de 48 km de Joplin, onde um tornado tocou o solo na noite de quarta. Houve ainda um morto em Iowa e dois em Oklahoma.


Autoridades alertaram que as chuvas e os fortes ventos não darão trégua nos próximos dias.


“Parece que vai ficar bem molhado até a próxima semana por toda porção central do país”, afirmou o meteorologista Mark Chenard, do Serviço e Previsão do Tempo de College Park, Maryland.


Segundo Chenard, chuvas devem provocar inundações do Texas e de Oklahoma até o norte de Nebraska, com ameaça de tornados persistindo entre o Texas e Kansas. 


Em Jefferson City, capital do Missouri, um tornado gigantesco causou destruição mas não mortes. 


“Os danos provocados pelos tornados e tempestades severas são devastadores, mas estou encorajado e inspirado pelos sobreviventes. Num momento de desastre, o povo de Missouri se une e cuida dos vizinhos, e nossas equipes de resgate agiram com velocidade e habilidade para resgatar os sobreviventes”, afirmou o governador de Missouri, Mike Parson.