Geraldo Bubniak

O Coritiba está próximo de dar um de seus primeiros passos para a temporada 2020. É que o executivo de futebol Rodrigo Pastana já teria apalavrado a renovação de seu vínculo com o clube, com duração até o final de 2020. Dessa forma, o dirigente terá uma ‘segunda chance’ trabalhando na Primeira Divisão do futebol brasileiro.

Antes de chegar ao Coritiba, Pastana ganhou notoriedade por seu trabaho no Paraná Clube. Em 2017, foi um dos responsáveis pela montagem do elenco que garantiu o acesso à Primeira Divisão, após 10 anos com o Tricolor na Segundona.

No ano seguinte, porém, o dirigente fracassou ao dar continuidade ao trabalho e montar um novo elenco para que o Paraná jogasse a Primeira Divisão. Acabou demitido em setembro de 2018, enquanto o Tricolor teve um dos piores desempenhos na historia do Campeonato Brasileiro: apenas 20 pontos somados, com quatro vitórias e 11 empates em 38 partidas, apenas 18 gols marcados e 57 sofridos.

No Coritiba, porém, Pastana tem como trunfo o fato de contar com um orçamento com um orçamento consideravelmente maior em relação ao que teve o Paraná para a disputa do Brasileirão. Para se ter noção dessa diferença, o orçamento alviverde em 2019, mesmo com o clube na Série B, era maior do que o orçamento paranist aem 2018, quando o Paraná estava na elite.

O objetivo é que ele monte um elenco que possibilite ao clube permanecer na Primeira Divisão e buscar uma vaga na Copa Sul-Americana de 2021. E o primeiro passo de Pastana deve ser renovar o vínculo do técnico Jorginho – uma reunião estaria marcada para acontecer neste final de semana, no Rio de Janeiro, com a participação do treinador e de seu empresário.