A partir deste mês de setembro, as principais vias de acesso ao Porto de Paranaguá vão ganhar uma patrulha de limpeza. Um trabalho em conjunto entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e Prefeitura de Paranaguá vai garantir que as principais ruas que têm tráfego pesado de caminhões ganhem limpeza periódica. 

Um grupo de trabalho que conta ainda com a Comissão Permanente de Assuntos Portuários da Câmara dos Vereadores de Paranaguá, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), vai realizar um diagnóstico da situação dos terminais instalados nos arredores do Porto para estabelecer um cronograma de trabalho. 

A ideia de se estabelecer esta patrulha foi trazida pela Comissão Permanente de Assuntos Portuários e nós consideramos a iniciativa fantástica. O problema da limpeza das vias de acesso é histórico em Paranaguá e, até termos uma solução definitiva, esta patrulha vai garantir que as ruas fiquem limpas porque o cidadão que precisa ir ao trabalho de bicicleta, por exemplo, não pode esperar que soluções burocráticas e demoradas saiam do papel, afirma o superintendente dos portos, Luiz Henrique Dividino. 

De acordo com o vereador Ricardo dos Santos, que integra a Comissão Permanente de Assuntos Portuários da Câmara de Paranaguá, as vias prioritárias para o início do trabalho da patrulha são a Avenida Bento Rocha e a Ayrton Senna da Silva. Daremos início ao processo de limpeza com estas ruas, que são as que possuem tráfego mais intenso de caminhões e que também muitos cidadãos as utilizam para ir ao trabalho. Depois disso, vamos verificando as secundárias, afirmou o vereador. 

A Appa, que já conta com duas máquinas varredeiras para realizar a limpeza nas ruas mais próximas do porto e com cerca de 80 homens (em dois turnos) requisitados diariamente para a limpeza geral do porto e imediações, vai colocar à disposição outras duas máquinas varredeiras para fazer o trabalho. A Prefeitura de Paranaguá deverá disponibilizar mais homens para realizar a limpeza nas vias mais distantes do Porto, mas que também sofrem com o acúmulo de resíduos. 

O chefe do escritório do IAP em Paranaguá, Cyrus Daldin, se comprometeu a verificar qual será a destinação correta do resíduo que será produzido. Com a instalação desta patrulha, irá aumentar a quantidade de resíduos retirados das ruas e precisamos dar a destinação correta a ele. Caso contrário, estaremos apenas transferindo o problema, disse. 

DIAGNÓSTICO – No início da próxima semana, uma comissão formada por todos os órgãos envolvidos no projeto irá realizar uma espécie de fiscalização dos terminais – graneleiros e de fertilizantes – no entorno do porto. A ideia é conhecer os ambientes, verificar possíveis ajustes que possam ser feitos e sensibilizar os empresários para, em conjunto, chegarmos a uma solução do problema. Acredito que o diálogo e a troca de ideia trarão uma solução definitiva para o problema, afirmou Dividino. 

Até o fim desta semana, a Prefeitura de Paranaguá irá analisar o mapa das vias que precisam ser patrulhadas e definir a quantidade de homens que serão designados para o serviço. A expectativa é que a limpeza comece em até 15 dias.