Divulgação

Uma relíquia guardada há mais de 30 anos nas gavetas de um dos principais escritores paranaenses chega às livrarias no próximo sábado. Depois de alguns anos longe do mercado editorial, Paulo Venturelli lança, pela editoria InVerso, o que diz ser seu manuscrito predileto: “O navio e o grande segredo“, dia 19/10, nas Livrarias da Vila Batel, em Curitiba, às 19h.

Com ilustrações de Carla Linhares, “O navio e o grande segredo” é sinestésico e profundo, escrito em uma narrativa lírica, com elementos surrealistas e um clima nonsense, que busca provocar o leitor e tirá-lo de sua zona de conforto. Afinal, para o autor, essa é uma característica fundamental da leitura, a possibilidade de questionar verdades impostas e transportar o leitor para fora de sua caixa.

Questionado sobre quais foram suas inspirações, o escritor afirma: “Não acredito em inspiração, mas em escrita disciplinada, em um trabalho que é antecedido por muita leitura”. Por isso, por acreditar que a leitura é a fonte de novas perspectivas e histórias, escreveu “O navio e o grande segredo” para que seus leitores – em um contexto onde basta apertar um botão e tudo se desvenda – questionassem o mundo ao seu redor e a si mesmos.

Paulo Venturelli entrega à InVerso a honra de mostrar ao mundo seu filho preferido, guardo a sete chaves por mais de três décadas. O privilégio de publicar “O navio e o grande segredo” ocorre em um ano especial para a editora, quando é finalista do Prêmio Jabuti, no eixo literatura infantil, um dos mais concorridos, com a obra “Segredos de uma noite no museu”, de Ana Rapha Nunes.

Para Cristina Jones, publisher da InVerso, “é uma honra publicar uma obra tão singular, fruto do trabalho de alguém que é um símbolo de inspiração desde minha infância”. Quando ainda menina, fazia parte da turma em que Venturelli ministrava aulas de literatura. Para o autor, é também bonito reencontrar alguém a quem ele influenciou positivamente a ter amor aos livros; Hoje, portanto, caminham juntos, aluna e professor, transformando outras vidas por meio da literatura.

Sobre o autor

Paulo Venturelli é filho de operários, fato do qual tem muito orgulho, pois seus pais precisaram batalhar muito para que ele pudesse estudar. É também nascido em Brusque/SC, uma bela cidade cortada por um rio que volta e meia apronta. Mudou-se para Curitiba em 1974, cursou Letras na UFPR, fez mestrado e doutorado em Estudos Literários, seu tema de pesquisa é considerado por muitos polêmico: as relações entre homoerotismo e literatura. Além disso, trabalhou como professor durante grande parte de sua vida, inicialmente no ensino básico e médio, posteriormente, no ensino superior, aposentou-se há pouco. Considera-se um leitor compulsivo, lê de 3 a 5 livros por semana. Tem uma biblioteca enorme, o único bem que buscou na vida. Escreve pela manhã. À tarde, estuda (pesquisa) e lê literatura. Neste ritmo, encontrou um equilíbrio muito bom para viver com Intensidade. Torce para o Atlético Paranaense e tem uns 25 livros publicados. Buscou e busca dedicar sua vida à literatura.

Sobre a Editora InVerso

A Editora InVerso atua desde 2004, com o objetivo de oferecer ao público produções com qualidade gráfica e editorial dos mais diversos gêneros literários. Está presente nas principais livrarias do Brasil e também realiza distribuição e divulgação na Europa, EUA e América Latina. Com a missão de oferecer aos leitores uma experiência literária através de várias opções de títulos, a Editora InVerso tem em sua essência, além da característica de identificar e lançar novos autores no mercado literário, o relacionamento de proximidade entre escritor, leitor e editora.

Serviço

“O navio e o grande segredo” (32 pág.), de Paulo Venturelli;

Ilustrações de Carla Linhares;

Idioma: Português;

ISBN: 978-85-5540-221-0

Lançamento em: 19/10, às 19h, na Livraria da Vila, Av. do Batel, 1868 – Loja 314 – Batel, Curitiba – PR.

www.editorainverso.com.br