Divulgação/Athletico.com.br/Fabio Wosniak – Christian cumprimenta Ravanelli

Christian, 19 anos, virou peça-chave do ‘novo’ Athletico Paranaense. Com a entrada do jogador na equipe e a mudança no esquema tático, o time ganhou nova dinâmica para atacar e mais solidez defensiva.

Contra o Jorge Wilstermann e contra o Colo-Colo, Christian tinha a função de atacar pelo centro, na posição que é descrita como ‘médio-centro’ pelos portugueses ou ‘central midfield’ pelos ingleses. No Brasil, o termo volante ainda é utilizado para esses jogadores e acaba dando a falsa ideia que precisam cumprir funções mais defensivas que ofensivas.

O erro de nomenclatura fica evidente com as atuações recentes de Christian e de Erick — ambos atuaram na função de médio-centro nos últimos jogos.

Christian e Erick foram os jogadores do time que mais acertaram dribles, considerando a soma dessas duas partidas. E Christian foi o jogador que mais finalizou no total dos 180 minutos desses dois jogos – foram cinco arremates.

Entre os jogadores dos 32 clubes da Libertadores 2020, Christian está em 8º lugar em dribles certos, com média de 3,5 por jogo, empatado com o meia-atacante Dudu (Palmeiras) e o lateral Fabra (Boca Juniors), segundo o Sofascore. Para entrar nesse ranking, é preciso ter disputado pelo menos duas partidas.

Entre os 10 jogadores com maior média de dribles certos, Christian é o único com acerto de 100% nesse tipo de jogada. Ou seja, ainda não foi desarmado ou perdeu o controle da bola quando tentava passar por um adversário.

Além dos dribles e chutes, Christian participou dos dois gols na vitória contra o Colo-Colo — cobrou o escanteio para o primeiro e participou da tabela que construiu a jogada do segundo. Contra o Wilstermann, o jogador marcou um gol, após boa tabela com Fabinho.

OS MELHORES DRIBLADORES DA LIBERTADORES 2020

No ranking do Sofascore, considerando o limite de dois jogos disputados

Jogador

Clube

Dribles certos

% de dribles certos

1 Pedro Perlaza

LDU-EQU

4,3

76,5

2 Everton

Grêmio

4,0

57,1

3 Richard Celis

Caracas-VEN

3,7

65,2

4 Yeferson Soteldo

Santos

3,7

78,6

5 Jonathan Gonzalez

Delfín-EQU

3,7

73,3

6 Fuenzalida

U.Católica-CHI

3,7

78,6

7 Enrique Flores

Bolívar

3,7

64,7

8 Christian

Athletico

3,5

100