WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – Várias pessoas foram feridas nesta quinta-feira (28) por um atirador no jornal americano Capital Gazette, que fica em Annapolis (Maryland), a cerca de 50 km de Washington, segundo relatos de um jornalista da publicação.

De acordo com autoridades policiais, cinco pessoas foram mortas e há várias que ficaram gravemente feridas.

A polícia local afirma que o ataque durou dois minutos e que o atirador, que usou uma espingarda, foi detido e está sendo interrogado. Ele é um homem branco e, segundo as autoridades, não está colaborando com os investigadores. Não está claro até o momento se o atirador atuou com outras pessoas no ataque.

“Não há nada mais aterrorizante do que ouvir múltiplas pessoas serem baleadas enquanto você está embaixo de sua mesa e, então, ouvir o atirador recarregar sua arma”, contou, nas redes sociais, o repórter Phil Davis, que tuitou direto da Redação, enquanto os tiros estavam sendo disparados.

Segundo ele, o criminoso atirou contra a porta de vidro da Redação, entrando no local, e passou a disparar contra os funcionários.

“Não posso dizer muito mais e não quero declarar que alguém está morto, mas a situação é ruim”, afirmou Davis, que conseguiu sair do prédio e já está em segurança.

Ele, que é repórter de assuntos policiais, disse que o escritório do jornal parecia uma zona de guerra.

Davis afirmou que não sabe por que o atirador encerrou o ataque.

O policial Ryan Frashure informou que havia feridos, mas não deu detalhes sobre quantas pessoas e em que condições. Por volta das 16h do horário local (17h em Brasília), funcionários começaram a sair do prédio, com os braços para cima e acompanhados por policiais.

A polícia estava no local até o momento da publicação desta reportagem. O prédio onde está a Capital Gazzete tem quatro andares e, além do jornal, é sede de outras empresas.

Anápolis é uma cidade histórica, capital do estado de Maryland, sede da Escola Naval americana e tem pouco menos de 40 mil habitantes. O jornal fica numa área distante do centro, num prédio comercial, que abriga diversos escritórios. Todos foram isolados pela polícia.

A polícia também foi enviada para o jornal Baltimore Sun, na cidade de Baltimore, que é dono da Capital Gazette. A medida seria apenas por precaução, já que não haveria ameaça contra a publicação.

A Capital Gazette existe desde 1884 e é publicada diariamente em Annapolis, com cobertura local sobre os eventos da cidade e do estado.

Ainda não se sabe quem era o atirador e por que ele atacou a Redação.