Se já não bastassem os sobejamente conhecidos e porque alguém, com tempo sobrando, se deu ao capricho de contar, foi verificada a baixa presença de atores negros em ‘Segundo Sol’, a estreia de ontem na Globo. Novela, era o que faltava, passou a ser mais um entre os tantos problemas na vida dos brasileiros. E isto a ponto do Ministério Público do Trabalho ser levado a entrar na questão, com notificações e estabelecimento de prazo para que em 10 dias se aumente a representatividade racial na trama. No documento enviado à emissora foram apresentadas, no total, 14 recomendações extensivas a este e demais produtos da casa. Tudo bem. Não deixa de ser um presta atenção na Globo. Ou uma maneira de, em outras situações, levá-la a conduzir o assunto com maior coerência e cuidado. Mas também não seria esta uma forma de censura ou de até estimular o preconceito? 


Extensão do problema
Se a Justiça vier a acatar o pedido do Ministério Público do Trabalho e, daqui em diante, forçar a obediência da representatividade racial em novelas de televisão, a Globo e todas as outras TVs serão conduzidas a trabalhar de maneira bem diferente. Pesquisa do IBGE, em 2016, apontou que 44,2% dos brasileiros são brancos, 46,7% cor parda e 8,2% negros.
Questão de agora
O que também chama atenção é o porquê de todo esse assunto ser despertado apenas agora em ‘Segundo Sol’? Diriam alguns, porque sempre é tempo. Antes, vale lembrar, ‘O Bem Amado’ e ‘Gabriela’, nas duas versões, se passaram na Bahia e sem a agora reclamada representatividade racial. 
Exportação
A Visionary Thinking, uma das principais distribuidoras de conteúdo de entretenimento do Leste Europeu, vai levar a série ‘Nada Será como Antes’, com Murilo Benício, Débora Falabella e Bruna Marquezine, para a Sérvia.  Já foi fechado acordo de licenciamento com a Globo.
Inversão
O Brasil, tão conhecido por importar formatos de TV, também vai exportar. A produtora Formata, da Daniela Busoli, já recebeu sondagens em torno do ‘Fábrica de Casamentos’, aqui, em exibição no SBT.
Cinema 
A mesma Formata que já está às voltas com projetos de filmes para Luiza Brunet e Glória Pires, para este ano. E, em 2019, irá tocar a segunda parte de ‘Os Parças’, com Tom Cavalcante.
Grade
A propósito do ‘É de Casa’, o programa terá, sim, edições normais aos sábados durante a ‘Copa do Mundo’.  Será afetado, eventualmente, quando houver coincidência com alguma transmissão da Rússia. 
Convite
O jornalista Domingos Meirelles, da Record, também presidente da ABI – Associação Brasileira de Imprensa, recebeu um telefonema pessoal da ministra Cármen Lúcia, presidente do STF. Por iniciativa dela, está sendo criado um Fórum de Debates de Liberdade de Comunicação e ele, Domingos, foi convidado a participar. 
Oficial…
Record e produtora Cygnus Media ainda não assinaram contrato para tocar a próxima edição de “A Fazenda”. O assunto, de acordo com as partes, só será discutido após a conclusão do “Power Couple”.
… E oficioso
Alguns setores da Record, no entanto, não trabalham com a possibilidade de uma “Fazenda” para este ano. Só em 2019, devido ao excesso de realities. É bom lembrar que entre as programações para o segundo semestre, são confirmadas as produções do “All Together Now” do Gugu e um novo “Dancing” da Xuxa. Resta saber, como outra pergunta, o que será feito do Mion?


Título – Cissa Guimarães, uma das apresentadoras do ‘É de Casa’, será a embaixadora da campanha ‘Ação Global 2018’. O evento, este ano, vai acontecer, dia 26, em 28 cidades e no Distrito Federal. Em 2017, a iniciativa prestou mais de 1 milhão de atendimentos, entre serviços de saúde, cidadania e lazer.


Bate – Rebate

  • A Netflix anunciou ontem que o remake da série ‘Perdidos no Espaço’ (Lost in Space) terá “em breve” uma segunda temporada.
  • A trilha sonora de ‘Segundo Sol’ traz este detalhe: pela primeira vez ‘Faraó’, sucesso de Margareth Menezes, foi gravada em estúdio. Todas as versões anteriores foram sempre ao vivo.
  • Anitta virou uma máquina de ganhar dinheiro. Agora, entre outras iniciativas, fechou com uma cerveja. De acordo com a marca, ela participará da criação de conteúdo, ações e determinadas campanhas. 
  • José Loreto, Fábio Tokay, Liza Gomes, Cauê Campos e Talita Fusco estarão em ‘O Sétimo Guardião’, a substituta de ‘Segundo Sol’. É a novela do Aguinaldo Silva, que agora tem prioridade na ordem das produções.
  • Maria Eugenia Suconic e Cássio Reis começam nesta semana a gravar material para o ‘Miss Brasil 2018’. A Polishop, parceira da Band na promoção, utilizará um dos auditórios do Riocentro, na Barra da Tijuca, Rio, no dia 26 para a realização do evento. 

C´est fini
A direção da Band tem que agir rapidamente e fazer necessárias correções na sua grade de programação. Comparando os domingos, 15 de abril, programação antiga, com a nova, deste 13 de maio, a média/dia caiu de 1,7 para 1,1. Queda de 35%, ou seja, 1 em cada 3 espectadores foi ver outra coisa. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!