Ao empatar por 1 a 1 com o Goiás, na noite desta segunda-feira, no Rio, e ficar muito próximo de livrar o risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Vasco já começa a projetar o seu planejamento para a temporada de 2020.

Com 44 pontos, o time carioca ocupa a décima posição da competição nacional, na qual só voltará a atuar no próximo dia 28, contra o São Paulo, no Morumbi, pela 35ª rodada do torneio, tendo em vista o fato de que o clássico com o Flamengo, válido pela 34ª jornada, foi antecipado para a quarta-feira passada porque o rival enfrentará o River Plate neste sábado, em Lima, pela final da Copa Libertadores.

Desta forma, o clube terá todo restante da semana com o seu time apenas treinando, enquanto a direção vascaína trabalha já com a cabeça no próximo ano. Em meio a este processo, uma das principais prioridades é acertar a renovação do contrato com o técnico Vanderlei Luxemburgo para 2020.

Ao comentar sobre o futuro depois do empate com o Goiás, o treinador colocou em dúvida a sua permanência e deixou claro que os planos apresentados pelo clube pesarão muito para que ele siga ou não no comando da equipe na próxima temporada.

“Independentemente de renovar contrato ou não, o Vasco tem de pensar em coisas diferentes no ano que vem. Você não pode brigar para não cair todo ano. Quando cheguei, disse que não cair era obrigação, porque o Vasco precisa sair desse patamar. Tem de se pensar em planejamento. É fundamental que tenha planejamento”, ressaltou Luxemburgo, em entrevista coletiva.

“Não é questão de renovar contrato comigo, é de apresentar um projeto para a próxima temporada, o que vamos trabalhar, orçamento, onde queremos chegar. Tem de botar no papel”, reforçou o técnico, que avisou: “Não adianta renovar comigo e (depois perguntar) como vai ser (para 2020)?”.

Após encarar o São Paulo no Morumbi pela 35ª rodada do Brasileirão, o Vasco terá pela frente o Cruzeiro (em casa), o Bahia (fora) e a Chapecoense (no Rio) em seus três últimos compromissos pela competição.