A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mostra que 10% dos paranaenses estão sem condições de pagar suas dívidas neste final de ano e 26,5% estavam com contas atrasadas. em novembro. O número de paranaenses nestas duas situações, contudo, é levemente menor que no mês anterior. Os que não podima pagar as contas eram 10,4% e os que tinham contas em atraso eram 29,1%.
A mesma pesquisa mostra ainda que 89,1% das famílias paranaenses estiveram endividadas em novembro. A média nacional ficou em 62,2%. Os dados indicam alta no endividamento dos paranaenses tanto em relação a outubro (87,5%), quanto na comparação com novembro de 2016 (87,8%). No Paraná o endividamento é um pouco maior as famílias de maior poder aquisitivo, com 89,9%, ante 88,9% entre as famílias de menor renda.
Uma outra pesquisa, esta da Lendico, uma das maiores empresas de empréstimo online do Brasil, mostra que quitar dívidas é exatamente o grande alvo de quem recebe o 13º salário neste ano — 64% dos entrevistados. Outros 21% irão investir ou guardar na conta corrente; 8% irão adquirir bens que não compraram durante o ano e 8% viajarão.