Divulgação

Um relatório da Tutela, companhia de análise de dados e estatísticas, revela que rede 4G da Claro tem o melhor desempenho entre as operadoras brasileiras nos quesitos “Consistência em Velocidade”, “Velocidade de Download” e “Velocidade de Upload”. A TIM, segundo relatório se sai melhor na categoria “Latência”.  

Embora a consultoria aponte a Claro como superior, a Tutela mostra aque houve pouca diferença de desempenho entre as operadoras, com a Vivo e a TIM apresentando resultados muito semelhantes. O destaque negativo fica para a Oi. “Embora os clientes 4G da Oi tenham uma experiência aceitável, a qualidade de sua rede 3G, e menor utlização da rede 4G, a fez ficar em último lugar na maioria das categorias”, diz o relatório.

A pesquisa daTutela analisou dados de 403 bilhões de acessos móveis no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de março. Os dados foram obtidos de 3 mil aplicativos parceiros, que usam tecnologia da consultoria. De acordo o relatório, a Claro apresenta 62,3% dos downloads no padrão de qualidade excelente- 10% acima do segundo colocado. A TIM e a Vivo seguem muito próximas com 52,6% e 51,7%, respectivamente. Por último, a Oi aparece com 44,5%.

Veja os principais resultados da pesquisa: