Em caso de suspeita de sarampo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba alerta sobre a necessidade de informar corretamente ao serviço de saúde em que se buscar atendimento (seja da rede pública ou privada) sobre todas as pessoas com as quais houve contato antes, durante e após a apresentação dos sintomas da doença. Os serviços de saúde, então, realizam a notificação obrigatória à SMS.

De acordo com a médica infectologista da SMS, Marion Burger, assim que os casos suspeitos são comunicados à SMS pelos serviços de saúde, medidas de bloqueio são desencadeadas imediatamente com a vacinação preventiva das pessoas que tiveram contato com os pacientes (em ambiente de trabalho, estudo, lazer, família e serviços de saúde).

O objetivo dessas medidas é minimizar a possibilidade de propagação da doença. Caso as informações sejam repassadas de maneira falha ou incompleta, corre-se o risco de que pacientes que contraíram a doença venham a transmitir o sarampo para outras pessoas, aumentando as chances de surto na capital paranaense.

Segundo a médica, o sucesso dessas medidas de bloqueio depende da qualidade e celeridade das informações fornecidas pelos pacientes com suspeita da doença.

“Nós trabalhamos em cima dos dados disponibilizados pelos pacientes com suspeita da doença”, explica Marion. “Reforçamos, portanto, a responsabilidade de todos com a saúde pública em fornecer as informações necessárias para realizarmos as medidas de bloqueio”, completa.

Os canais de contato com a SMS para os serviços de saúde notificarem casos suspeitos, assim como o fluxograma de atendimento do sarampo, tanto para os serviços públicos quanto para os particulares, encontram-se neste link