Sandra Lima/FAS

O Boqueirão Fashion Day 2022, evento que apresenta moda feita com produtos do bairro, polo têxtil de Curitiba, será realizado no dia 15 de julho e terá a participação especial de pessoas em situação de rua acolhidas pelo município. Serão dez homens e dez mulheres que irão desfilar com roupas doadas pela população ao Disque Solidariedade, serviço da Fundação de Ação Social (FAS), que faz a coleta e distribuição de doações para quem vive em vulnerabilidade social.

Com a orientação de estudantes dos cursos de Moda das universidades Positivo e Uniandrade, nesta segunda-feira (20/6) os modelos fizeram a escolha e a prova das roupas que mostrarão na passarela. As peças, assim como calçados e acessórios, foram expostas em cabideiros e mesas na Sala do Semeador, na sede da FAS. Algumas peças serão customizadas.

Depois da escolha, os modelos foram fotografados e as peças guardadas com a identificação de cada pessoa.

O grupo foi recepcionado pela presidente da FAS, Maria Alice Erthal. “Agradeço a participação de cada um de vocês neste projeto que é uma estratégia de valorização e fortalecimento da autoestima e identidade as pessoas em situação de rua atendidas em nossas unidades”, explica.

De acordo com Maria Alice, com o Boqueirão Fashion Day, a FAS espera contribuir para o desenvolvimento individual e coletivo dos participantes.

Maquiagem e penteado
Além das roupas escolhidas de acordo com o perfil de cada um, os modelos receberão tratamento digno das estrelas de passarela. No dia do evento, que volta a ser presencial após dois anos de pandemia da covid-19, eles serão maquiados e penteados pelos estudantes.

Para que tudo dê certo, o grupo fará um ensaio, horas antes do desfile, explica o coordenador do curso de Pós-Graduação em Moda da Universidade Positivo, Júnior Gabardo.

“Queremos com esse trabalho lançar um olhar diferente sobre essas roupas que foram doadas. Que elas sirvam para a elevação da autoestima das pessoas que irão vesti-las e que elas também as vejam como produtos de moda”, explica.

Oportunidade
De várias idades, os modelos foram convidados a participar do evento e aceitaram o desafio de pisar na passarela. Acolhida na unidade Capão da Imbuia, Simone Moreira, 36 anos, mãe de uma menina de 3 meses, está apreensiva, mas confiante.

“Eu sempre dancei, mas desfilar será a primeira vez”, conta Simone, que é atendida pela FAS há oito meses, desde que perdeu a casa onde vivia.

Luiz Carlos Frizanco, 63 anos, conta que topou na hora o convite para participar do desfile. “De repente essa é a oportunidade de uma grande transformação na minha vida”, brinca o homem, que tem sete filhos, seis netos e um bisneto.

Frizanco conta que desde os 8 anos vive momentos de situação de rua e que já morou em várias cidades do país.

Boqueirão Fashion Day
O Boqueirão Fashion Day 2022 será realizado a partir das 19h, na Rua da Cidadania do Carmo, no Boqueirão, onde será montada a passarela. Essa será a sexta edição do evento.

Criado em 2017 pelo prefeito Rafael Greca, o evento busca promover e fortalecer as empresas têxteis do Boqueirão, que formam um forte polo do setor, concentrado em dezenas de empresas do ramo, além de estimular a cadeia da moda e da inovação de Curitiba.

O evento é promovido pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) e da Administração Regional Boqueirão. Tem o apoio do Sindicato de Modelos do Estado, do Serviço Nacional da Indústria (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Centro Europeu e de lojistas da Rua Bley Zorning.