O sindicato dos petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro – PR/SC) informou nesta quarta-feira (16) que os trabalhadores da Petrobras entram em greve por tempo indeterminado a partir da zero hora desta quinta-feira (17). A classe exige a suspensão imediata da 1ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP) na área do Pré-Sal, que está prevista para acontecer no próximo dia 21.

Os petroleiros estão acampados desde o dia 2 na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, junto com os movimentos sociais, pressionando o governo a cancelar a licitação do Campo de Libra, que segundo a Sindipetro é a maior e mais importante descoberta de petróleo dos últimos anos.

Nesta quinta, além do início da greve, haverá uma grande manifestação nacional contra o leilão de Libra, com marchas e mobilizações em vários estados do país. Em Curitiba haverá um protesto na Boca Maldita, a partir das 16h30, com a participação de petroleiros e de militantes dos movimentos sociais.

No Paraná, a greve dos petroleiros afeta as atividades da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, da Usina do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul, e do Terminal Aquaviário da Transpetro em Paranaguá (Tepar).