Publicidade
Carnaval

Pinhais faz campanha de prevenção ao HIV e contra a violência à mulher

O carnaval está se aproximando e a Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais realiza uma campanha com o objetivo de intensificar as orientações quanto à prevenção ao HIV e violência contra a mulher. Neste ano, o tema da campanha lançada pelo Ministério da Saúde a fim de conscientizar a população é “Pare, pense e use camisinha”. Já a Prefeitura de Pinhais trabalha o tema “Carnaval com consciência e respeito”.
Na programação estão atividades de orientação com distribuição de material informativo e de prevenção. Em Pinhais, os preservativos são distribuídos rotineiramente em todas as Unidades de Saúde da Família, Centro de Controle de Agravos, Unidade de Saúde da Mulher, CAPS, UPA, CRAS, e demais pontos estratégicos. Segundo dados do Ministério da Saúde os jovens são os que menos usam preservativos, razão pela qual se tornam foco da campanha.
Dados da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira apontam queda no uso regular de camisinhas entre a faixa etária de 15 a 24 anos, tanto com parceiros eventuais – de 58,4% em 2004 para 56,6%, em 2013 – como com parceiros fixos – queda de 38,8%, em 2004, para 34,2%, em 2013.
Serviço
O Centro de Controle de Agravos, que está localizado na Rua 15 de Novembro, 92, no bairro Centro, realiza testagem rápida para HIV, sífilis e Hepatites B e C, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Os testes rápidos estão disponíveis também nas Unidades de Saúde da Família do município.

DESTAQUES DOS EDITORES